Blog do Juares | Fibromialgia: saiba como tratar

Camaquã-RS
18:05
23/06/2018

Blog do Juares | Fibromialgia: saiba como tratar

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
ESTAMOS FORA DO AR!
Anunciantes Blog do Juares

Colunistas

Douglas Decavata - Fisioterapeuta

O fisioterapeuta Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias - Av. Bento Gonçalves, 759, Camaquã/RS - Fones: (51) 3671-6843 / 9843-3270. E-mail: douglas.decavata@hotmail.com .

Fibromialgia: saiba como tratar

28/01/2018 | 22h02 | Fonte: Douglas Decavata / Foto: Divulgação/Web
Compartilhe:

A Fibromialgia é uma forma comum de dor muscular generalizada e fadiga, de causa desconhecida. O sintoma mais comum é a dor musculoesquelética difusa. A dor geralmente ocorre em todo o corpo, embora possa começar numa região, como o pescoço e ombros, e pode-se disseminar com o tempo. Cerca de 90% das pessoas com fibromialgia descreve fadiga (cansaço) moderada ou severa. Também podem apresentar problemas de sono, enxaqueca (dor de cabeça) e alterações de humor.

O diagnóstico baseia-se no exame clínico feito pelo reumatologista ou fisioterapeuta com base nos sintomas da pessoa. Como as queixas principais são dor, limitação de movimento e fraqueza muscular, é importante avaliar estes aspectos para serem avaliados inicialmente e reavaliados ao longo do tratamento.

Estabelecem-se os seguintes critérios que devem estar presentes por um período mínimo de três meses: história de dor difusa e dor em 11 de 18 pontos dolorosos (figura acima): região occipital (nuca), região cervical baixa (pescoço), músculo trapézio (costas), músculos supra-espinhosos, epicôndilos laterais (cotovelos), segundos espaços intercostais (costelas), músculos glúteos (bumbum), trocânteres maiores (fêmur) e joelhos.

O tratamento médico inclui a inativação dos pontos gatilhos (feitas através de injeção com anestésicos ou solução fisiológica salina seguida por alongamento e calor). A reabilitação fisioterapêutica se dá pela terapia manual através da pressão dos tender points (área sensível no músculo, junção tendão músculo, coxim gorduroso ou região da bursa), fricção profunda e alongamento muscular. Restauração da amplitude de movimento e força muscular com alongamentos e exercícios cinesioterapêuticos. Analgesia com termo-eletroterapia e, além disso, programas educativos para ajudá-lo a entender e a lidar com a fibromialgia.

Algumas pessoas com fibromialgia apresentam sintomas tão severos que elas são incapazes de desempenhar-se bem no trabalho ou socialmente. Esses indivíduos podem requerer atenção num programa que utiliza fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, reumatologista, psicólogo e especialista em sono.

Ft. Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias. Fone: (51) 3671-6843.

Compartilhe:

deixe seu comentário