Blog do Juares | A terceira idade é apenas o começo da vida

Camaquã-RS
04:37
23/09/2017

Blog do Juares | A terceira idade é apenas o começo da vida

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
Os melhores flashbacks de todos os tempos!
Anunciantes Blog do Juares

Colunistas

Douglas Ebel Klug - Poesia e Religião

Douglas Ebel Klug - Poeta da Vida. "A alma simplesmente escreve o que o coração dita".

A terceira idade é apenas o começo da vida

26/07/2017 | 19h28 | Fonte: Douglas Ebel Klug / Foto Divulgação
Compartilhe:

Por Douglas Ebel Klug

A idade é, em boa parte, um reflexo da maneira como temos vivido. Ficar mais velho com um espírito bem disposto, tranquilo e cheio de amor, depende, em grande parte, de passar a vida com Cristo. Somente com Cristo a vida tem sentido. Envelhecer não precisa ser uma carga pesada ou uma espera resignada pelo fim. Ela deve ser uma etapa a ser vivida e desfrutada com amor.

Nos últimos anos da vida, com as suas forças diminuídas, com o peso do corpo, com suas limitações e dificuldades específicas, parece que as pessoas não encontram mais rumo ou prazer na vida. Mas nem sempre é assim. Todos podemos encontrar sentido na vida quando buscamos em Deus o propósito para a nossa existência. A terceira idade só é decadente se concluímos que a vida acaba quando se acabam as forças e energias físicas. A terceira idade é pura e verdadeira felicidade quando a vemos como uma nova vida, e não simplesmente como um fim. As energias e forças do espírito são renovadas todos os dias pela fé em Deus. E com essas forças nós conseguimos ir em frente e lutar todos os dias. Seguir alegre, pois com a força que Cristo nos dá podemos enfrentar toda e qualquer situação – Fp 4.13.

A terceira idade é uma etapa produtiva e valiosa. Agora é o momento de olhar literalmente para trás e recordar todas as coisas que Deus nos permitiu viver, bem como as dificuldades que ele nos ajudou a superar. Esse olhar para trás nos ajuda a reconhecer de forma humilde a bondade que Deus tem com nós, e a contar com a sua segurança, de que também agora, na terceira idade, ele continuará junto com nós. A confiança em Deus fortalece a autoestima e a aceitação dos tempos difíceis e de provas. A Palavra de Deus diz: “As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentaram; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela” – 1Co 10.13.

Os anos vividos, os cabelos brancos, o olhar atento para Deus, podem fazer de uma pessoa mais velha alguém muito útil, pessoal e socialmente. Jó escreveu: “Os velhos são sábios, pois a idade traz a compreensão. No entanto, Deus é sábio e poderoso; Ele tem inteligência e entendimento.” – Jó 12.12.

Também Salomão diz em seus Provérbios: “A beleza dos jovens está na sua força, e o enfeite dos velhos são os seus cabelos brancos” – Pv 20.29. “Uma vida longa é a recompensa das pessoas honestas; os seus cabelos brancos são uma coroa de glória” – Pv 16.31

Uma pessoa mais velha, sábia e experiente, pode ocupar um lugar muito importante e ser admirado e, por isso, desejado. Mas essa sabedoria realmente tem valor quando surge da reflexão atenta e contínua baseada no Senhor: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender” – Pv 1.7.

Todos os que vivem sabiamente, também os mais velhos, podem e devem buscar o Senhor. Nele encontraremos forças, amor, e novos propósitos para continuar vivendo.

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor de Deus Pai e a companhia do Espírito Santo estejam sempre com cada um de nós. Amém!

Leia Isaías 46.4

Compartilhe:

deixe seu comentário