Blog do Juares | Douglas Ebel Klug - Poesia e Religião

Camaquã
03:43
24/08/2017

Blog do Juares | Douglas Ebel Klug - Poesia e Religião

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
OS MELHORES FLASHBACKS!
Anunciantes Blog do Juares

Colunistas

Douglas Ebel Klug - Poesia e Religião

Douglas Ebel Klug - Poeta da Vida. "A alma simplesmente escreve o que o coração dita".

O que é melhor: falar ou ouvir?

26/04/2017 | 21h15
Compartilhe:

Li no jornal Cidades de Porto Alegre uma matéria que destacava a inauguração de um Centro de Valorização da Vida. Visando a prevenção do suicídio essa associação de voluntários presta serviço de atendimento emocional através do telefone. O objetivo desse trabalho é focar numa escuta amorosa, afetiva, sem julgamento. Uma escuta onde o outro ser humano pode desabafar e renovar a sua saúde mental.

Uma pessoa que está deitada no leito do hospital, sofrendo com a dor física, ela muitas vezes precisa desabafar e contar para uma outra pessoa toda a mágoa que está guardada no coração. E muitas pessoas sofrem mais com a dor da alma do que com a dor física. A culpa, a raiva, o ódio são sentimentos que nos acompanham ao longo de nossas vidas. Muitos sofrem com o arrependimento que carregam junto consigo. Mas se alegram quando ouvem que todos os seus pecados são perdoados. O sentimento de culpa e ódio são substituídos pela virtude e pelo afeto quando ouvem alguém dizer que as amam.

Você já parou para pensar quantas vezes você desabafou? Quando você se machucou – por exemplo, bateu o joelho ou a perna no canto do sofá ou do armário, ou quando você deu aquela martelada no dedo, o que foi exatamente que você xingou naquele momento? (não precisa responder) – Bem, você colocou para fora aquela sua raiva naquele instante. E agora quantas outras vezes você desabafou? Você já chorou alguma vez? Chorar faz bem, tanto para a alma como para o corpo. Jesus disse no sermão do monte: “Bem aventurados, ou seja, felizes são os que choram, pois serão consolados” (Mt 5.  ).

Nós seres humanos precisamos desabafar. Colocar para fora aquilo que nos faz mal. Tirar para fora o que nos deixa irritados e angustiados. Dizer o que nos preocupa. Precisamos muitas vezes de alguém que nos escute. Que nos ouça. Que esteja ao nosso lado. Mas precisamos também ouvir o que Deus tem a dizer para nós. Precisamos dar ouvidos a sua Palavra que nos questiona, orienta, liberta, anima e guia pelas estradas da vida. Deus quer que nós ouçamos aos seus ensinamentos. No batismo de Jesus e depois no monte da Transfiguração, se referindo a Jesus, Deus em uma voz diz: “Este é meu Filho querido, que me dá muita alegria, a Ele OUVI”. Por isso nós temos a igreja, o Pastor, a Bíblia, os hinos para nos falar a respeito da boa notícia da Salvação. É a partir da Palavra de Deus que nós recebemos a notícia que os nossos pecados estão perdoados, e que nós estamos Salvos para a vida eterna através da graça e misericórdia de Deus. Além de desabafar, precisamos também, ouvir.

Quando fazemos a nossa oração, nós não ouvimos Deus conversar conosco. Nós contamos para Deus aquilo que está apertando o nosso coração. E Deus como um Pai amoroso, sempre está pronto para nos ouvir e ajudar no que precisarmos. Por isso quando você estiver sofrendo por alguma coisa, conte isso para alguém, procure ajuda. Deus nos deu amigos e família para nos ajudarem nos momentos difíceis e para se alegrarem nos momentos felizes. E Deus promete estar presente ao lado de cada um de nós, protegendo e abençoando seus filhos. Jesus promete dar alívio e descanso aos que estão cansados e sobrecarregados pelas suas pesadas cargas.

Colocar nossas mágoas para fora, só nos trará descanso e tranquilidade. Por isso é bom desabafar. Deus nos deu boca e língua para desabafar. E nos deu dois ouvidos para ouvirmos bem a sua Palavra de salvação. E também para prestarmos atenção quando o nosso irmão desabafar conosco.

Então, o que é melhor: falar ou ouvir? Bem, aprendemos que as duas são importantes, mas precisam ser usadas da maneira correta e para as coisas boas.

Compartilhe:

O corpo é terreno

28/02/2017 | 17h20
Compartilhe:

Deus pegou um pouco de terra, formou o homem e soprou nas suas narinas o fôlego de vidas. Aqui neste pequeno relato nós podemos ver o tamanho da grandiosidade e poder de Deus. Deus escolhe o pó da terra para dele fazer o homem. Logo em seguida Deus dá vida a esse material, soprando nele o espírito de vidas, ou seja, Deus dá para aquela terra uma alma com vida. E essa alma ela vem do próprio Deus.

Logo depois vem o relato da queda. Aquele mesmo ser humano a quem Deus deu vidas, agora desobedeceu a ordem de Deus, pecou e foi expulso do paraíso. Aqui agora a dor, o pecado e a morte também fazem parte da vida.

Quando vamos a um hospital visitar alguém nós não conseguimos de forma nenhuma entender o tamanho da dor do paciente. Agora quando um de nós estiver deitado na cama, a cena muda de lado. O médico vem coloca uma agulha e vários remédios no seu braço e quem vai sentir essa dor será você. E então podemos entender que o que doe é apenas a casa onde habita o espírito, a nossa vida. E o que nos deixa tão felizes é saber que essa casa não irá junto para o céu. Por que? porque justamente esse corpo ele é terreno, ele é daqui da terra. É aqui na terra que vai ficar.

Quando Deus diz na Bíblia que do pó fomos feitos e ao pó voltaremos, isso é um grande consolo, porque esse corpo que doe vai permanecer na terra. E só vai doer enquanto estivermos aqui. Para o céu irá o espírito num novo corpo, glorioso, sem a mancha da dor, sem o pecado e sem a morte. E só podemos ter essa certeza porque o nosso Salvador Jesus morreu numa cruz em favor dos nossos pecados. E assim conquistou para cada um de nós uma nova Vida.

Enquanto estivermos nesse corpo, aqui na terra, que possamos pedir a ajuda de Deus para enfrentar toda e qualquer dificuldade com paciência e sabedoria. Jesus sabe o que é sofrer, Ele foi pregado no alto de uma cruz. O mesmo Deus que soprou em nós o fôlego de vidas, Ele também promete e cumpre nos confortar, restabelecer e animar quando vierem os momentos de dor e de angústia. Ele nunca se esquece de nenhum de nós.

Que Ele nos fortaleça e nos mantenha sempre firmes nesta fé. Amém!

- Douglas Ebel Klug - 

Compartilhe:

“Soneto”: Dom

09/02/2017 | 22h51
Compartilhe:

Certa vez me disseram

Que eu não podia ser poeta

E tão pouco um escritor.

 

Que minhas poesias

Jamais seriam completas

E nem mesmo teriam algum valor.

 

Assim me joguei ao vento

E quis apenas aprender.

Não tenho mesmo o talento

Para tal coisa escrever.

 

Mas que importa ter talento

Se não souber reconhecer,

Que de Deus vem o alento

Para então poder viver.

- Douglas Ebel Klug- 

Compartilhe:

Por que o intervalo das datas na lápide dos túmulos é tão curto?

28/01/2017 | 12h08
Compartilhe:

Texto base: Lamentações de Jeremias 3. 16-32 – 52-57

Está foi a pergunta que li num dos livros de Max Lucado. É muito triste quando nos deparamos com seres humanos que estão perdidos em meio às drogas e vícios do mundo, outros que lutam contra a perda de um familiar, aqueles que enfrentam a enfermidade e a prisão hospitalar. E ainda aquelas pessoas que vivem nas ruas, sem abrigo, em busca de comida nas latas de lixo, para poderem sobreviver. São muitos os sofrimentos que o ser humano enfrenta ao longo de sua vida.  Quando somos tomados pelo sofrimento, muitas vezes nos perguntamos: onde está Deus? Pensamos até em desistir de tudo, porque nada mais faz sentido, há pessoas que chegam a esse ponto. Lembramos o versículo 16 de nosso texto: “Fez-me quebrar com pedrinhas de areia os meus dentes, cobriu-me de cinza” (v.16). Ou em uma linguagem mais simples (NTLH) e um pouco mais forte: “Ele esfregou o meu rosto no chão e quebrou os meus dentes nas pedras”.

Voltamo-nos para o que o Profeta Jeremias descreve ao longo do capítulo 3. Ele fala a respeito de uma cena de sofrimento, onde ele é o “homem que viu a aflição pela vara do furor de Deus”, assim ele começa esse capítulo. Em mente, ele se recorda continuamente de suas aflições. Um pouco mais adiante, neste mesmo texto, ele traz para a sua mente algo que lhe possa dar esperança. Então ele se volta para as maravilhas e misericórdia que Deus lhe proporciona diariamente. As misericórdias de Deus que se renovam a cada manhã (v. 22 e 23). A partir do verso 54 o profeta é tomado por um sentimento de desânimo, como se nada mais pudesse ser feito. Então ele invoca pedindo a ajuda de Deus. E o amor de Deus pelo pecador é demonstrado no versículo 57: “No dia em que te chamei, chegaste perto de mim e disseste: Não tenha medo”.

Nós ficamos sim, tristes, desanimados da vida muitas vezes, assim como vários personagens da Bíblia ficaram. Nos encontramos no mais profundo abismo, sem saída, desanimados, cansados de tudo e de todos. Muitos sofrem com a dor física e outros com a dor espiritual. Não há como fugir, o que resta é enfrentar. Mas lá do fundo do poço podemos gritar e invocar ao nosso Deus. E é certo que Ele irá se aproximar e dizer, assim como à Jeremias: “Não tenha medo”.  Por mais difícil que seja a nossa dor, nunca estamos sozinhos. Assim certa vez ouvi duas palavras que me ajudaram muito: Ainda que... Ainda que,,, isso aconteça comigo,,, eu sei que Deus esta ao nosso lado para nos proteger. Um autor diz a seguinte frase: “As noites estão grávidas e não se sabe o dia que nascerá”. Isso nos causa um certo medo, ansiedade e insegurança. Porém o que sabemos é que nenhum de nós está em casa. A nossa casa não é este mundo. Nós somos apenas pequenos viajantes, peregrinos de passagem neste lugar. Neste mundo existe muita dor, tristeza, choramos quase que diariamente. Por isso que o período entre as datas nas lápides do túmulo são tão curtas, justamente porque não estamos em casa. O que sabemos é que a nossa casa é o céu, onde não há choro e nem sofrimento.

Imaginem a seguinte ilustração:

Nós estamos dentro de um barco, que é o nosso corpo. E esse nosso barco está dentro do oceano, que é a vida. Com suas ondas mansas e furiosas seguimos a viagem. Muitas vezes navegamos por lugares belos, contemplando as belezas da criação. Durante o dia brilha um lindo sol. Durante a noite somos privilegiados com a beleza de um céu cheio de brilho. Por outras vezes somos confrontados com uma nuvem escura, sombria, assustadora. Carregada de tempestade. Entramos em desespero, não sabemos o que fazer. Quando de repente, no meio do barco desperta alguém, “que repreende o vento e a fúria da água”. Então “tudo cessou, e veio a bonança”

O sofrimento não é estável, ele é transitório. Há salmos que nos confortam dizendo que pela manhã vem a alegria. E outros textos dizem que Deus está sempre junto conosco. “Estamos no mundo, mas dele não somos. Aqui vivemos distantes do lar, a nossa morada de paz se reveste, a pátria celeste é o nosso lugar”2. Amém.

Texto: Douglas Ebel Klug

Bibliografia utilizada:

- BÍBLIA SAGRADA.

- 1LUCADO, Max. A história de Deus e a sua história.

- HEIMANN, Thomas (org). Sombras da alma – traumas e tempos da depressão.

- KELLER, Timothy. Caminhando com Deus em meio a dor e ao Sofrimento.

- 2Hinário Luterano – hino 389: Estamos no mundo

Compartilhe:

O dia nasce

14/01/2017 | 11h50
Compartilhe:

O dia nasce, passa

E descansa nas noites

Tão pouco quer que se faça

Em meio ao mundo de açoites.

 

Poderia ser diferente,

Belo e tão perfeito.

Isso foge do consciente

Me diz que nada pode ser feito.

 

Experiência individual

De cada dia e cada ser.

Tão pouco e tão banal

A solidão de meu viver.

 

Diz: “de cabeça para baixo

Anda o mundo a existir”.

Numa paisagem em um faixo

Da meiga luz a sorrir.

Douglas Ebel Klug

Compartilhe: