Blog do Juares | Aron Guimarães - Oftalmologia

Camaquã
10:13
26/05/2017

Blog do Juares | Aron Guimarães - Oftalmologia

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
ESTAMOS BOMBANDO NO AR!
Anunciantes Blog do Juares

Colunistas

Aron Guimarães - Oftalmologia

Médico oftalmologista especialista pela USP-SP. Mestre e doutorando pela UNICAMP. Professor e coordenador da residência médica em Oftalmologia CHPEO-Campinas (SP). Aron Guimarães - CRM 129158. Contato: (19) 3295.0062 - Campinas-SP. www.aronguimaraes.com.br.

Cirurgia de catarata à laser (Laser de Femtosegundo)

25/04/2017 | 00h04
Compartilhe:

Muito se fala sobre uma nova técnica para a cirurgia de catarata: a cirurgia à laser. Se trata do laser de Femtosegundo (Femtosecond laser). Essa técnica possibilita que algumas etapas da cirurgia de catarata sejam realizadas de maneira mais padronizada e previsível.

Reparem que o Laser de Femtosegundo não realiza toda a cirurgia da catarata. Com ele é possível realizar a incisão corneana, a capsulotomia anterior e a fragmentação do cristalino. As demais etapas (Aspiração, facoemulsificação, implante da lente intraocular dentre outras) são feitas da forma tradicional.

Apesar de facilitar para o cirurgião algumas etapas da cirurgia, de forma geral acredito que o resultado final visual para o paciente é muito semelhante à técnica tradicional de facoemulsificação sem o uso do laser. O Laser de Femtosegundo ainda apresenta elevado custo/preço para o paciente (cerca de R$1500,00 por olho operado em recente levantamento – custo esclusivo do laser, não incluído os demais custos da cirurgia). Algumas clínicas e centro cirúrgicos oftalmológicos estão devolvendo seus equipamentos de Laser aos fabricantes devido ao alto custo de manutenção e ao fato de a grande parte dos pacientes opta pela técnica tradicional.

Espero que em breve, com a melhora do custo-benefício o procedimento de catarata com uso do Laser de Femtosegundo se torne rotineiro.

Alguns dos equipamentos disponíveis no mercado:

Lensx – Fabricado pela Alcon foi o primeiro liberado pelo FDA para uso nas cirurgias de catarata. Já foi utilizado em mais de 400.000 cirurgias ao redor do mundo.

Catalisys – Fabricado pela Abbott.

Victus – Fabricado pela Bausch-Lomb 

Perguntas comuns dos pacientes:

Qual a diferença entre fazer a cirurgia de catarata normal e a cirurgia de catarata à laser?

O resultado final visual deve ser praticamente o mesmo. A principal diferença consiste em realizar alguns passos no intra-operatório de maneira mais controlada, reduzindo (teoricamente) o risco de complicações nessas etapas. Cirurgiões experientes já apresentam índices muito baixos de complicações nesses passos.

Fazendo a cirurgia de catarata à laser tenho garantia de sucesso no resultado visual?

Não. Qualquer das técnicas existentes hoje para a cirurgia de catarata apresenta riscos sejam no intra seja no pós operatório. Converse com seu oftalmologistas e se informe do funcionamento de cada técnica. 

Vale a pena fazer a cirurgia de catarata à laser?

Não existe uma única resposta para essa questão. Há de se pesar o custo benefício junto ao oftalmologista. Talvez valha mais a pena em casos nos quais serão utilizadas lentes com características especiais (Multifocais e tóricas por exemplo), já que a etapa de capsulotomia anterior é mais bem controlada, permitindo um melhor posicionamento da Lente intraocular, que no caso de Lios multifocais/tóricas faz mais diferença. 

Qual o preço/custo da cirurgia de catarata à laser (Fentosegundo)?

Em recente levantamento, percebemos um valor em torno de R$1500,00 por olho. Esse valor pode variar bastante. 

Para mais informações visite: www.aronguimaraes.com.br.

Compartilhe:
  • 1