Blog do Juares | Cultura aqui ali em qualquer lugar

Camaquã-RS
07:34
25/11/2017

Blog do Juares | Cultura aqui ali em qualquer lugar

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
VEM AÍ UMA NOVA PROGRAMAÇÃO, COM CARA NOVA!
Anunciantes Blog do Juares

Colunistas

Literatura e Cultura com Alceu Amaral

Alceu Amaral da Silva é natural de Pelotas-RS, formado em Letras. Professor, Pós-graduando em Educação de Jovens e Adultos pela FURG. Funcionário público, escritor amador, ativista Cultural. Administrador do Festival Rock e Poesia em Camaquã, Coautor do Livro Eclipses e Elipses e Destilando Poesias e contos no Blog Mouroblog.com .

Cultura aqui ali em qualquer lugar

06/11/2017 | 16h21 | Fonte: Alceu Amaral
Compartilhe:

O que é cultura? Não é uma frase simples de ser respondida ou entendida. Muitos autores se debruçaram no tema, mas uma convicção perene é quase impossível.

O francês Félix Guattari entendeu a cultura moderna em três faces: a Cultura de valor, cultura Coletiva e a de massa. Gosto destas definições não por não poder pensar em outro original, mas porque entendo nossa sociedade com um ente que se move e cada passo que deixamos nesta terra pode ser interpretado como cultura.

São manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Que montam o mapa da cultura de uma civilização, como manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

Dentro do hibridismo cultural que é o Brasil temos que destacar as influências que nos moldam e solidificam como cidadãos. Mas para que serve a cultura? Para tudo e para nada. A cultura não mata a fome, mas complementa os sabores, ela não cura doenças, mas qualifica a vida. Basta fazermos um exercício básico, com encarar nossa rotina inclemente do dia a dia sem música por exemplo?

Em termos de Camaquã acredito que ainda buscamos uma identidade, algo para chamarmos de nosso, essa busca se dá no limiar das atividades do primeiro Concelho de Políticas Culturais da Região Centro Sul o de Camaquã. E em uma época em que muitos novos valores na música e nas artes são revelados em nossa cidade.

É importante ressaltar a importância histórica de sabermos de onde viemos e para onde rumamos, em termos de cultura e civilização este detalhe é preponderante para vivenciarmos e divulgarmos o que é realmente nosso como identidade para o mundo.

Quero então deixar este espaço franquiado para todos os apaixonados, consumidores apreciadores de cultura e arte de nossa cidade, para que tenhamos mais um veículo de divulgação de nossa cultura.

Compartilhe:

deixe seu comentário