Blog do Juares | Camaquense é indicado ao maior prêmio de Cultura do RS

Camaquã-RS
01:07
10/12/2018

Blog do Juares | Camaquense é indicado ao maior prêmio de Cultura do RS

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
RELEMBRE OS BONS MOMENTOS
Anunciantes Blog do Juares

Colunistas

Alceu Amaral - Literatura e Cultura

Alceu Amaral da Silva é natural de Pelotas-RS, formado em Letras. Professor, Pós-graduando em Educação de Jovens e Adultos pela FURG. Funcionário público, escritor amador, ativista Cultural. Administrador do Festival Rock e Poesia em Camaquã, Coautor do Livro Eclipses e Elipses e Destilando Poesias e contos no Blog Mouroblog.com .

Camaquense é indicado ao maior prêmio de Cultura do RS

14/03/2018 | 19h14 | Fonte: Alceu Amaral / Foto: Andrew Tassinari
Compartilhe:

A cultura advém de nosso interior, além da visão ou da audição do corpo como instrumento de nossa voz mais recôndita, a dança que é a expressão máxima do corpo tem pouca expressividade em nossa Camaquã, por isso queria divulgar não só esta arte, como o talento de um de nossos irmãos em artes Andrew Tassinari. Não por acaso este mesmo foi indicado ao maior prêmio de arte cultura do Rio Grande o Açorianos.

Indicado para o Prêmio Açorianos de Teatro na categoria Melhor Ator pela peça PRATA PARAÍSO com Direção do João de Ricardo entrei em contato com Andrew para contar esta grata novidade.

Alceu - Como foi receber a notícia da indicação ao Açorianos?

Andrew -“Foi uma grande surpresa pois esse foi meu primeiro trabalho de Teatro e eu realmente não esperava ser indicado sendo que estou concorrendo com artistas que tem uma trajetória como ator muito maior que a minha como por exemplo o João Carlos Castanha que é uma grande personalidade das artes cênicas de Porto Alegre. Estou imensamente feliz e apenas a indicação ao prêmio já é uma conquista e um grande reconhecimento do meu trabalho enquanto artista.

Alceu - Como tu vês a arte no RS no Brasil?

Andrew –“A cena artística no RS aumenta cada dia mais, com profissionais qualificados, porém a situação política é complicada pois os artistas estão perdendo os espaços de trabalho e verbas que o governo já investiu mais. Hoje é triste ver teatros e outros espaços públicos fechados assim como projetos de editais que não foram pagos também pois é o mínimo que as pessoas precisam para sobreviver trabalhando com arte no Brasil. Os governos públicos deveriam investir muito mais na cultura para garantir uma vida digna ao artista. Eu tive ótimas oportunidades em Porto Alegre e fui muito feliz durante dez anos que morei na capital gaúcha. Trabalhei em 3 companhias profissionais de Dança e uma de Teatro nas quais me renderam uma grande experiência como artista do corpo além de outros eventos/performances relacionados à moda e à cena Queer da cidade.”

Alceu - Tu estás em SP certo, o que te levou a mudar de cidade?

Andrew –“Decidi morar em São Paulo para dar continuidade à minha vida artística, investir mais em outras possibilidades além da dança. Hoje, apesar da minha formação ser em Dança, me enxergo não apenas como um bailarino de Dança Contemporânea, e sim como artista! Pretendo investir numa formação de ator também. Quero seguir um caminho artístico que permeie entre a Dança-Teatro, o Teatro-Físico e à Performance.

A ideia é ficar um tempo em São Paulo pois eu me identifico muito com a cidade pela qual eu visito com certa assiduidade desde 2013 mas depois pretendo sair do país e continuar trabalhando com arte em outros lugares do mundo.

Essa mudança é para eu me capacitar cada vez mais e descobrir outras linguagens do corpo, trabalhar com outros diretores e me permitir fazendo outras artes afinal, um artista tem que se reinventar o tempo todo, estudando e estando numa constante formação!”

Alceu - Por fim desejo sorte e muita arte para ti. Obrigado.

Vencedores do Açorianos serão conhecidos no dia 24 de março de 2018 no Teatro Renascença.

mais fotos:

Compartilhe:

deixe seu comentário