Blog do Juares | Agendamentos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego

Camaquã-RS
00:38
10/12/2018

Blog do Juares | Agendamentos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
RELEMBRE OS BONS MOMENTOS
Anunciantes Blog do Juares

Colunistas

Diego Castro - Direito Trabalhista

Advogado Trabalhista em Teresina-Piauí. OAB/PI N. 15.613. Formado pela Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina. Atualmente se especializando em Direito do Trabalho e Processo do trabalho. E-mail: Diegocastroadv@outlook.com www.diegocastroadv.com.br

Agendamentos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego

17/01/2018 | 22h59 | Fonte: Diego Castro / Foto: Divulgação/Web
Compartilhe:

O trabalhador quando precisa realizar diversos procedimento com o Ministério do Trabalho e Emprego, como tirar uma nova Carteira de Trabalho ou até mesmo requerer seu Seguro desemprego, é em muitas cidades obrigado a acessar o sistema o Sistema de Atendimento Agendado do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo do Brasil.

Infelizmente, como muitos programas e sites do governo, ele se encontra atualmente desatualizado e com muitos problemas, se tornando um sério problema para os trabalhadores que precisam urgentemente do seu seguro desemprego.

Destaca-se que não é toda cidade que se faz necessário o agendamento dos serviços, para descobrir se é necessário o cidadão pode ligar 158 e buscar esta informação.

Para aqueles que são obrigados realizar este procedimento, vamos agora explicar passo-a-passo como realizar o agendamento junto ao ministério do trabalho e emprego.

Guia passo-a-passo

Primeiramente o cidadão deve entrar no site: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam .

Em seguida deve-se selecionar o estado, o município e o tipo de atendimento que será necessário. Lembre-se de colocar o código de segurança, conforme aparece na imagem, respeitando as letras maiúsculas.

Em seguida deve-se clicar no calendário, que se encontra no lado direito do site, para procurar um horário disponível.

O próximo passo será procurar um dia em que esteja disponível para o atendimento, e é aqui que a maioria dos trabalhadores não conseguem realizar o procedimento, visto que todos os dias são liberados novas vagas, e o cidadão ao tentar acessar no final da tarde nunca encontra um horário disponível.

A recomendação é que se tente novamente cedo da manhã quando há mais vagas, se mesmo assim não houver, as vezes é necessário agendar para o próximo mês.

Ao conseguir realizar o agendamento com sucesso, deve-se imprimir o comprovante e leva-lo consigo para o dia e horário marcado, como forma de comprovar seu horário de atendimento.

Outro problema bastante comum que o trabalhador enfrenta, é de simplesmente não conseguir acessar o SAAMTEGOVBR.

Nestes casos, deve-se novamente tentar acessar o mesmo em um horário de pouco acesso, como cedo da manhã ou tarde da noite e fora dos horários comerciais, visto que é bastante comum haver superlotação da capacidade do mesmo.

Se mesmo assim o problema não foi resolvido, procure entrar por outro computador, pois pode haver alguma dificuldade técnica no seu equipamento.

Infelizmente se o trabalhador mesmo após todos esses procedimentos, não conseguir realizar o seu agendamento, a única outra forma é ligando 158 ou indo diretamente ao Ministério do Trabalho e Emprego de sua cidade (ou qualquer órgão responsável pelos encargos do mesmo, caso não haja a sede do MTE em sua cidade) e tentar resolver o problema com o servidor público em atendimento pessoal.

Caso tenha ficado qualquer dúvida sobre o tema, você pode deixar seu comentário abaixo que ficarei feliz em tentar ajudar o mais rápido possível.

Texto feito em parceria com o SAAMTEGOVBR.ORG – Site sem qualquer relação com o governo, voltado exclusivamente para tentar ajudar o cidadão a realizar os seus procedimentos juntos aos programas do governo.

Compartilhe:

deixe seu comentário