Blog do Juares | Aposentadoria: Como saber se foi concedida ou não?

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Diego Castro - Direito Trabalhista

Advogado Trabalhista em Teresina-Piauí. OAB/PI N. 15.613. Formado pela Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina. Atualmente se especializando em Direito do Trabalho e Processo do trabalho. E-mail: Diegocastroadv@outlook.com www.diegocastroadv.com.br

Aposentadoria: Como saber se foi concedida ou não?

23/05/2018 | 07h00 | Fonte: Diego Castro / Fotos: Divulgação/Web
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O Instituto Nacional do Seguro Social procura a cada ano melhorar mais a vida dos seus contribuintes. Para isso, resolveu somar as vantagens trazidas pela era da tecnologia a rapidez dos seus serviços.

Dessa forma, atualmente, o cidadão brasileiro que contribui mensalmente para a previdência social pode ter de forma online a realização de vários serviços que dizem respeito a sua contribuição.

No passado, a única forma de saber se o benefício foi aprovado era ir pessoalmente a um dos postos de atendimento da previdência social, enfrentar horas e horas de filas para conseguir essa informação. Você também poderia esperar pela sua carta de concessão que demorava em média 30 dias, mas esse prazo poderia ser prorrogado se houvesse muitos pedidos a serem solicitados.

Infelizmente, a falta de informação e de guias para o segurado torna o que deveria ser extremamente simples em um verdadeiro labirinto.

Após a implementação do que deveria ser um projeto para facilitar a vida de quem deseja se aposentar, era importante que o INSS divulgasse tutoriais detalhados, explicando o funcionamento do site, o que nunca ocorreu.

Existem vários tipos de aposentadorias que necessitam de requisitos específicos para a sua aprovação. Após realizar o pedido da aposentadoria, o trabalhador fica ansioso querendo saber qual será a resposta do Instituto.

Pois bem, pensando em vocês, resolvemos apresentar de forma rápida como consultar se a sua aposentadoria foi concedida ou não.

CONSULTA PELA INTERNET

A forma mais usual nos dias de hoje é a forma online.

Por isso, para quem deseja realizar sua consulta por esse meio é só acessar o endereço de URL ao lado denominado de “situação do benefício” https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml.

Ao acessar a página, informe o número do benefício, a sua data de nascimento, o nome do beneficiário e o número do cadastro de pessoa física.

Digite também o código de verificação que aparece no quadrado colorido.

Prontinho, ao final é só clicar em “consultar” e analisar como anda o status do seu pedido de aposentadoria.

CONSULTA PELO TELEFONE

Para aqueles que desejam realizar sua consulta por meio do telefone, também é plenamente possível realizar pelo telefone.

Para que isso ocorra, basta entrar em contato com a central de atendimentos da previdência social, ligando para o número 135. A central funciona de segunda a sábado.

Depois de realizar a ligação, diga ao atendente os seus dados pessoais (os mesmos informados no tópico acima) e espere ele lhe informar o status do seu pedido.

E por fim, os que são adeptos da forma antiga, não há nenhum problema. Basta se dirigir a um dos postos de atendimento da previdência social portando seu documento de identificação com foto, em seguida solicitando sua consulta.

RESULTADOS POSSÍVEIS:

Após realizar a consulta pela internet ou telefone, o INSS pode ter 4 resultados possíveis:

Pedido Indeferido: Isso significa que seu pedido foi negado. O INSS explica no próprio documento o porque de não ter sido concedido, geralmente o pedido do benefício é indeferido por não completar todos os requisitos. Caso você acredite que seja um erro, você pode entrar com um recurso administrativo no INSS ou procurar um advogado especialista para ingressar com uma ação na justiça e ver o seu direito garantido.

Pedido deferido: Este o resultado que todo segurado quer. Significa que seu pedido do benefício junto à Previdência foi concedido, e que logo será depositado em conta os valores do mesmo.

Pedido Habilitado: Neste caso o INSS já recebeu o seu pedido, mas ainda está em processamento. Basta esperar que em breve será modificado para um dos outros três resultados.

Dados divergentes: Significa que houve erros nos dados inseridos. Provavelmente algum dado cadastral está diferente do seu pedido de aposentadoria. Neste caso se dirija até o INSS e corrija o mais rápido possível.

Em caso de dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários abaixo ou nos envie por e-mail que nossa equipe entrará em contato com você.

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