Blog do Juares | A festa e a vida de São João Batista

Camaquã
05:41
27/06/2017

Blog do Juares | A festa e a vida de São João Batista

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
OS MELHORES FLASHBACKS!
Anunciantes Blog do Juares

Colunistas

A festa e a vida de São João Batista

23/06/2015 | 13h40 | Fonte: Padre Messa / imagem divulgação
Compartilhe:

A Paróquia São João Batista está em festa. Desde o dia 15 está em andamento a novena. Nesta terça-feira (23/6), teremos a 9ª noite com missa às 19h30min e logo após festejos populares com cachorro quente, pasteis doces, carreteiro gigante da AFUBRA, espetinho, bebidas. Às 22h30min será dada benção à fogueira e acesa a mesma. Teremos dois grupos musicais: Folclore do MCJ e Banda Centenário. Amanhã Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar, presidirá a Santa Missa. Ao meio-dia teremos churrasco. Quem almoçar no salão ganha de brinde uma saborosa carne de ovelha. Aguardamos a todos.

VIDA DE SÃO JOÃO BATISTA

São João Batista nasceu, precisamente no dia 24 de Junho. Em um cenário tão controverso, surge um homem simples, amigo do deserto, e com uma importantíssima missão: preparar o caminho para a chegada do Messias.

Diz a história bíblica, que na antiga Judéia, as primas Isabel e Maria, mãe de Jesus, estavam grávidas. Como moravam distantes, elas combinaram, que a primeira a ganhar bebê anunciaria a novidade, acendendo uma fogueira em frente à própria casa. Santa Isabel cumpriu a promessa quando do nascimento. Até hoje as fogueiras são acesas na tarde de 24 de junho, acompanhadas de foguetórios, jogos, prendas, e bailes.

João era filho de Zacarias e Isabel, e primo de Jesus Cristo. É considerado o último dos profetas, e o primeiro apóstolo. Os evangelhos dizem que, ainda no ventre de sua mãe, João percebe a presença do Messias, “estremecendo de alegria” na presença de Maria, quando esta ia visitar a prima Isabel. O evangelho de São Mateus fala das pregações e dos batismos que realizava às margens do rio Jordão, não distante de Jericó. Foi João Batista quem batizou o próprio Cristo.

Crítico da hipocrisia e da imoralidade, São João Batista foi decapitado por capricho de Salomé, enteada de Herodes. João Batista, juntamente com os profetas Elias e Eliseu, é considerado o protótipo do ideal ascético, e modelo de vida perfeita.

Sacrificado por degolação, o valor simbólico e filosófico de João Batista é muito importante, e ultrapassa completamente o dogma católico: João batizava os seus adeptos com água (ou seja, utilizando um símbolo material), mas afirmava, que o que viria depois dele “batizaria com fogo”, diríamos, envolvendo os discípulos com uma poderosa aura, ou impacto relativo ao Mundo das Causas, o Alaska, etc., ou Espírito Santo.

Na comunidade religiosa da igreja católica os missionários de São João batista, ou seja, seus membros (sacerdotes ou leigos) consagram a sua vida a Cristo, através dos votos de castidade, obediência, e pobreza. Numa atitude de acolhimento e de disponibilidade como Maria, alicerçados no Cristo da Eucaristia, os missionários de São João Batista devem tornar-se para os homens de hoje, sinais do Reino, e anunciar os caminhos do senhor a exemplo do seu padroeiro.

A liturgia festeja no nascimento de São João batista, a “Aurora da Salvação”, o aparecimento neste mundo do Precursor do Messias. O nascimento do Precursor, seis meses antes do nascimento de Jesus, participa da grandeza do mistério da encarnação, que ele anuncia. Isso se deve, certamente, à missão única que, na história da salvação, foi confiada a esse homem, santificado, no seio da sua mãe, pela presença do Salvador, que dirá mais tarde: “Que fostes ver no deserto”... Um profeta? Sim, Eu vos digo, é mais do que um profeta. Esta é aquele de quem foi dito: “Eis que envio a tua frente o meu anjo, que preparará Teu caminho diante de Ti”, pois “Eu vos digo, que entre os nascidos de mulheres não há ninguém maior do que João”. Mas, o que é menor no Reino de Deus é maior do que ele”. (Lc7, 24 a 28).

Foi, pois, o maior entre os profetas, porque pôde apontar o “Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo” (Jô 1, 29-36). Sua vocação profética desde o ventre materno, reveste-se de acontecimentos extraordinários, repleto s de júbilo messiânico, que preparam o nascimento de Jesus. (cf Lc 1, 14-58).

São João Batista foi consagrado desde o seio materno, para anunciar o Salvador, e preparar as almas para a sua vida.

Anel de ligação entre a antiga e nova aliança, João foi acima de tudo o enviado de Deus, uma testemunha fiel da luz, aquele que anunciou Cristo, e O apresentou ao mundo. O Batismo de penitência, que acompanha o anúncio dos últimos tempos, é figura do batismo, segundo o Espírito (Mt 3, 11). Profeta por excelência, a ponto de não ser uma senão uma “voz” de Deus que clama, ele é o precursor imediato de Cristo: “vai à Sua frente, apontando, com sua palavra e com o bom exemplo de sua vida, as condições necessárias para receber a salvação”.

Filho dos personagens bíblicos Isabel e Zacarias, João Batista foi quem batizou Jesus Cristo com a águas do rio Jordão, rio que hoje é a fronteira natural entre Israel e Jordânia, e entre este País e a Cisjordânia.

João Batista é descrito na Bíblia como pessoa solitária, que vivia no deserto, e comia gafanhotos e mel. O caminho desse homem estranho, e recluso, mas profeta de grande popularidade, cruzou com a da família real na época, a do rei Herodes.

João condenou publicamente o fato do rei ser amante da própria cunhada, Herodíades. Salomé, filha de Herodíades, dançou tão bonito diante de Herodes, que este lhe prometeu o presente que quisesse. A mãe de Salomé aproveitou a oportunidade para se vingar: anunciou que o presente seria a cabeça de João Batista sobre uma badeja.

A imagem de São João Batista é geralmente apresentada como um menino com um carneirinho no colo. É que foi ele, segundo a Bíblia, que anunciou a chegada do cordeiro de Deus. Se o estrondo dos fogos de artifício for alto, e for forte o clarão das fogueiras, o Santo acorda, e festeiro que é, desce à Terra para comemorar. Mas nesse caso, diz a tradição, existe o sério risco do mundo acabar pelo fogo.

Oração a São João Batista

São João Batista, sois a voz que clama no deserto dizendo: “Endireitai os caminhos do Senhor! Fazei penitência, porque no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e do qual não sou digno nem de desatar os cordões das sandálias”. Ajudai-nos a fazer penitência de nossas faltas, para que nós nos tornemos dignos do perdão daquele Jesus que anunciastes dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus. Eis Aquele que tira os peca do mundo”. São João Batista, pregador da conversão, rogai por nós. São João Batista, precursor Messias, rogai por nós. São João Batista, alegria do povo, rogai por nós.

Hino a São João Batista

Um dia na Galiléia, um homem chamado João. /:Falava com ternura de amor a seus irmãos:/. Seu rosto resplandecia a paz que ele trazia: fazei penitência, sempre, sempre João dizia. Viva João Batista! Viva o precursor!/:Porque João Batista anunciava o Salvador:/ 2. Às margens do Jordão, João batizava o povo/Dizendo que Deus viria instaurar um Reino Novo:/ Às vezes João se zangava com os duros de coração. /:Dizendo que já estava muito perto a salvação.

Compartilhe:

deixe seu comentário