Blog do Juares | Transtornos fazem parte de nosso cotidiano

Camaquã-RS
12:12
19/07/2018

Blog do Juares | Transtornos fazem parte de nosso cotidiano

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
RELEMBRE AS MÚSICAS QUE MARCARAM SUA VIDA, CLIQUE AQUI!
Anunciantes Blog do Juares

Colunistas

Transtornos fazem parte de nosso cotidiano

29/06/2016 | 15h20 | Fonte: Psicóloga Jaqueline da Maia
Compartilhe:

Transtornos fazem parte de nosso cotidiano, são mais comuns do que se possa imaginar, mas só quando se tornam destoantes, incomodam e começam a alterar nossas rotinas é que uma parada para avaliar e procurar ajuda se torna absolutamente necessária. As pessoas ficam menos ansiosas quando encontram uma palavra que identifique algo que lhes é incompreensível, e que de alguma forma lhe explique o que está acontecendo. Somos seres humanos, logo somos imperfeitos, portanto sempre precisaremos de ajuda em nossas incompletudes.

O TRANSTORNO BIPOLAR, está sendo muito falado nos meios de comunicação e em rodas de amigos para explicar comportamentos e atitudes incompreensíveis por parte de algumas pessoas, é importante salientar que as pessoas que são realmente diagnosticadas com esse transtorno, já percorreram um longo caminho recheado de momentos ruins e situações delicadas.

Os portadores do TRANSTORNO BIPOLAR, apresentam modificações na forma de pensar, agir e sentir e vivem num ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes como sair comprando compulsivamente tudo o que vê pela frente, ou então investindo em empreendimentos acreditando que renderão lucros vertiginosos, ou envolvendo-se em experiências perigosas sem levar em conta o mal que podem causar.

É importante que as pessoas entendam de fato, na verdade, trata-se de um transtorno de humor que oscila entre a euforia, com comportamentos excitados e desorganizados, e a depressão. Como sua autocrítica está comprometida, age como se estivesse (e não está) sob o efeito do álcool ou de drogas. Seu pensamento fica acelerado e desorganiza-se. Neste momento é fundamental que a família esteja alerta.

A forma como temos vivido no nosso dia a dia, a carga de estresse, a vida agitada, o consumo de substancias licitas e ilícitas que agem diretamente sobre o humor, tendo como exemplo os remédios para emagrecer, contribuem para o aumento na incidência desse Transtorno.

Crianças e adolescentes também podem manifestar o TRANSTORNO BIPOLAR, o mais importante é um diagnóstico adequado associado a um bom tratamento, o paciente pode retomar seu convívio com os pares e a sociedade.

Jaqueline da Maia

Psicóloga

CRP 07/19163

Compartilhe:

deixe seu comentário