Blog do Juares | Avós que cuidam dos netos têm menos doenças

Camaquã-RS
01:07
18/06/2018

Blog do Juares | Avós que cuidam dos netos têm menos doenças

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
OUÇA TUDO QUE RODOU DE MELHOR NO RÁDIO NOS ANOS 70, 80 E 90!
Anunciantes Blog do Juares

Colunistas

Avós que cuidam dos netos têm menos doenças

28/07/2016 | 10h09 | Fonte: Jaqueline da Maia / Foto Divulgação
Compartilhe:

Título da palestra ministrada a convite do Hospital Nossa Senhora Aparecida, na Semana de Prevenção a Saúde dos Avós, com uma programação intensa, que se iniciou no dia 25 deste mês e encerra nesta sexta, dia 29 de Julho.

De forma leve e descontraída foi abordado as diversas formas como hoje a configuração familiar se apresenta e a importância cada vez maior do idoso na manutenção emocional, social e econômica dela. A relação entre avós e netos é salutar, pois trás muitos benefícios para ambos.

Benefícios para as avós:

Afasta a depressão: A boa relação entre avós e netos ajuda a reduzir os sintomas da depressão nas duas gerações. No caso dos netos, a relação ajuda a passar uma maior segurança. Já para os avós, a criança representa um tempo de renovação que lhe aproxima da juventude.

Ajuda a ficarem mais ativos: O contato com a criança distrai e ajuda a te deixar mais ativo, fazendo com que você se sinta mais útil. Isso porque, com a convivência com a criança estimula o idoso a realizar atividades que exijam mais movimentação, como brincar no parque, passear no shopping, etc.

Troca de gerações: Esse é um aspecto que costuma ser muito produtivo para o idoso, pois os netos ensinam as particularidades da sociedade moderna. Como novas ferramentas tecnologias, vestimentas, mudanças no cotidiano, entre outros fatores.

Benefícios para os netos:

Proteção e amor: A infância é um período marcado por muitas descobertas e transformações na vida da criança que começa a transitar para a adolescência. Neste momento, o papel dos avós é orientar sobre como são as mudanças e em que elas acarretam. E uma das melhores maneiras de fazer com que o pequeno aceite as transformações é lhe proporcionando muito carinho, amor e atenção. Dessa forma, com o carinho dos mais velhos, meninos e meninas sentem-se mais protegidos das mudanças.

Personalidade da criança: atuar fortalecendo os vínculos afetivos e familiar da criança ajuda na formação da sua personalidade. Isso porque é justamente nos primeiros anos da infância que são delineadas as principais características do jeito. Por isso, é importante que a família esteja perto e prestando o devido suporte físico e psicológico da criança.

Respeito pelos mais velhos: a companhia do avô ou avó faz com que a criança entenda como é ser mais velha e, diante disso, aprenda a respeitá-los, aceitando suas diferenças e a entendendo suas limitações.

CRIANÇAS QUE SÃO CRIADAS PELOS AVÔS RESSALTAM QUE PODE SER BENÉFICO TÊ-LOS COMO MENTORES, PORQUE NA AUSÊNCIA DOS PAIS PODERÃO TER UMA SENSAÇÃO DE PERTENCIMENTO À SUA FAMÍLIA DE ORIGEM.

Jaqueline da Maia

Piscóloga CRP 07/19163

Cel: (51) 9889 0134

Compartilhe:

deixe seu comentário