Blog do Juares | Avós que cuidam dos netos têm menos doenças

Camaquã-RS
02:07
23/10/2017

Blog do Juares | Avós que cuidam dos netos têm menos doenças

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
VEM AÍ NOVIDADES EM DEZEMBRO! Aguardem!
Anunciantes Blog do Juares

Colunistas

Avós que cuidam dos netos têm menos doenças

28/07/2016 | 10h09 | Fonte: Jaqueline da Maia / Foto Divulgação
Compartilhe:

Título da palestra ministrada a convite do Hospital Nossa Senhora Aparecida, na Semana de Prevenção a Saúde dos Avós, com uma programação intensa, que se iniciou no dia 25 deste mês e encerra nesta sexta, dia 29 de Julho.

De forma leve e descontraída foi abordado as diversas formas como hoje a configuração familiar se apresenta e a importância cada vez maior do idoso na manutenção emocional, social e econômica dela. A relação entre avós e netos é salutar, pois trás muitos benefícios para ambos.

Benefícios para as avós:

Afasta a depressão: A boa relação entre avós e netos ajuda a reduzir os sintomas da depressão nas duas gerações. No caso dos netos, a relação ajuda a passar uma maior segurança. Já para os avós, a criança representa um tempo de renovação que lhe aproxima da juventude.

Ajuda a ficarem mais ativos: O contato com a criança distrai e ajuda a te deixar mais ativo, fazendo com que você se sinta mais útil. Isso porque, com a convivência com a criança estimula o idoso a realizar atividades que exijam mais movimentação, como brincar no parque, passear no shopping, etc.

Troca de gerações: Esse é um aspecto que costuma ser muito produtivo para o idoso, pois os netos ensinam as particularidades da sociedade moderna. Como novas ferramentas tecnologias, vestimentas, mudanças no cotidiano, entre outros fatores.

Benefícios para os netos:

Proteção e amor: A infância é um período marcado por muitas descobertas e transformações na vida da criança que começa a transitar para a adolescência. Neste momento, o papel dos avós é orientar sobre como são as mudanças e em que elas acarretam. E uma das melhores maneiras de fazer com que o pequeno aceite as transformações é lhe proporcionando muito carinho, amor e atenção. Dessa forma, com o carinho dos mais velhos, meninos e meninas sentem-se mais protegidos das mudanças.

Personalidade da criança: atuar fortalecendo os vínculos afetivos e familiar da criança ajuda na formação da sua personalidade. Isso porque é justamente nos primeiros anos da infância que são delineadas as principais características do jeito. Por isso, é importante que a família esteja perto e prestando o devido suporte físico e psicológico da criança.

Respeito pelos mais velhos: a companhia do avô ou avó faz com que a criança entenda como é ser mais velha e, diante disso, aprenda a respeitá-los, aceitando suas diferenças e a entendendo suas limitações.

CRIANÇAS QUE SÃO CRIADAS PELOS AVÔS RESSALTAM QUE PODE SER BENÉFICO TÊ-LOS COMO MENTORES, PORQUE NA AUSÊNCIA DOS PAIS PODERÃO TER UMA SENSAÇÃO DE PERTENCIMENTO À SUA FAMÍLIA DE ORIGEM.

Jaqueline da Maia

Piscóloga CRP 07/19163

Cel: (51) 9889 0134

Compartilhe:

deixe seu comentário