Blog do Juares | O que é TDAH?

Camaquã-RS
02:07
23/10/2017

Blog do Juares | O que é TDAH?

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
VEM AÍ NOVIDADES EM DEZEMBRO! Aguardem!
Anunciantes Blog do Juares

Colunistas

O que é TDAH?

05/09/2016 | 12h49 | Fonte: Jaqueline da Maia / Foto Divulgação
Compartilhe:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH, é um distúrbio biopsicossocial, isto é, parece haver fortes fatores genéticos, biológicos, sociais e vivenciais que contribuem para a intensidade dos problemas experimentados” (SANTOS, 2006).

No entanto, o aparecimento desses fatores pode variar conforme o tempo de exposição aos problemas vivenciados no cotidiano pelo indivíduo exposto.

Algumas características que se salientam nas crianças, jovens e adultos portadores do TDAH, eles apresentam forte tendência à distração estímulos do ambiente desviam a atenção das tarefas que estão sendo executadas naquele momento; o foco de atenção é muito breve. Parecem estar sempre no “Mundo da Lua”. Atenção alterada e apresenta períodos de profundo cansaço mental e às vezes físico, especialmente após a realização de tarefas nas quais foi obrigado a permanecer concentrado.
Possui uma série de pensamentos incessantes, que dificulta a canalização de esforços e a realização de trabalhos nos prazos pré-estabelecidos (sensação de stress constante)

IMPULSIVIDADE/ HIPERATIVIDADE: age por impulso, sem pensar, podendo colocar a própria pessoa em risco. Pode apresentar altas taxas de rejeição e de impopularidade frente aos colegas. Em adultos, a hiperatividade mental ou psíquica apresenta-se de maneira mais sutil (mas não significa que seja menos penosa que a hiperatividade física). Normalmente interrompe a fala do outro, muda de assunto antes que seu interlocutor dê uma resposta; não dorme ou dorme mal à noite porque seu cérebro fica tão agitado que não consegue “desligar”. Quando crianças são agitadas, movem-se de um lado para outro sem parar quietas. -Pode apresentar elevada taxa de prejuízo acadêmico. Maior presença de sintomas de conduta, de oposição e desafio (TOD = Transtorno Opositivo Desafiador, TC = Transtorno de Conduta). Desatenção. Não consegue prestar muita atenção em detalhes ou comete erros por descuido. Tem dificuldade em manter a atenção no trabalho ou no lazer. Não ouve quando abordado diretamente. Não consegue terminar as tarefas escolares, os afazeres domésticos ou deveres de trabalho. Tem dificuldade em organizar atividades. Evita tarefas que exigem um esforço mental prolongado. Perde coisas. Distrai-se facilmente. É esquecido.

Ainda se pode observar nas crianças outros comportamentos, é importante a procura de um profissional adequado para que se possa tirar dúvidas e receber orientações sobre um tratamento e manejo adequados. No convívio familiar/social e escolar os portadores de TDAH: tamborilam com os dedos ou se contorcem na cadeira, saem do lugar quando se espera que permaneçam sentados, correm de um lugar para o outro ou escalam coisas em situações em que tais atividades são inadequadas, tem dificuldades de brincar em silêncio, agem como se fosse “movidos a pilha”, falam em excesso, respondem antes que a pergunta seja completada, tem dificuldade em esperarem sua vez, interrompem os outros ou se intrometem .

Estudos revelam que 2 a 5% das crianças e 2 a 4% de adultos apresentam sintomas marcantes de TDAH. Pesquisas indicam que muitas das crianças medicadas e diagnosticadas não se enquadram no diagnóstico e outras não recebem o diagnóstico adequado.

Principais Consequências: baixo desempenho escolar , dificuldades em relacionamento, baixa autoestima , interferência no desenvolvimento educacional e social , predisposição a distúrbios psiquiátricos .

Jaqueline da Maia

Psicóloga

CRP -07/19163

Cel: (51) 9889 0134

 

Compartilhe:

deixe seu comentário