Saúde

Médico otorrinolaringologista explica como reconhecer quando a tosse é um sintoma da gripe


Compartilhe:
01/08/2016 - 18h24min Barcelona Soluções Corporativas / Foto Divulgação Corrigir

A tosse é um mecanismo de defesa e de limpeza do organismo. Quando o problema persiste, no entanto, é sinal de que há algo mais grave

Nem sempre é fácil identificar qual é a origem da tosse – que pode ser alérgica ou infecciosa –, mas isso é fundamental para escolher o tratamento mais adequado. Para ajudar a entender a diferença entre os sintomas, uma dica do Dr. Levon Mekhitarian Neto, médico otorrinolaringologista e Mestre em Ciências da Saúde, pode ajudar: “A tosse se torna um sintoma da gripe quando aparece junto a um quadro nasal de obstrução, coriza e espirros, associada ou não a febre e dor de garganta”.

“Os sintomas da gripe são mais intensos nos três primeiros dias da infecção e acabam se atenuando depois de uma semana. Já a tosse e o cansaço podem se estender entre duas e três semanas”, esclarece. No entanto, quando o problema persiste, algo ainda mais grave pode estar acontecendo. Poucas pessoas relacionam a tosse a problemas de refluxo gastresofágico, por exemplo. Além disso, se ela for ‘seca’ e piorar sempre ao deitar ou se vier acompanhada de falta de ar e chiado no peito, pode ser sintoma de uma crise de asma ou bronquite.

O médico reforça que gripe é uma doença contagiosa, transmitida de uma pessoa para a outra. Trata-se de uma infecção do trato respiratório causada pelo vírus influenza. Esse vírus tem como porta de entrada a garganta causando inflamação de toda via respiratória superior incluindo a laringe onde se origina a tosse. Portanto, ela se torna um mecanismo de limpeza das vias aéreas por meio de uma explosão de ar.

As complicações ocasionadas pela gripe são mais acentuadas e ocorrem geralmente em idosos, crianças e nos portadores de doenças crônicas. As mais comuns são pneumonias virais ou bacterianas, otite, sinusite, laringite, desidratação e exacerbação de quadros crônicos respiratórios como bronquite e asma. “A maior atenção deve ficar por conta da pneumonia, pois ela é a piora de quadros crônicos respiratórios. O diagnostico deve ser rápido, pois a causa é responsável por uma boa parcela da morte de adultos e idosos.”

O tratamento das complicações é geralmente feito com antibióticos, por um período de sete a 10 dias, juntamente com medicações homeopáticas que têm encontrado cada vez mais espaço, especialmente para pessoas impossibilitadas de usar outro tipo de medicação, como no caso de pacientes idosos e crianças pela ausência de efeitos colaterais e por ter uma posologia simples. “Os medicamentos deste tipo costumam estimular a resposta orgânica. Eles podem ser usados sempre de forma preventiva e curativa. No caso da gripe, a homeopatia pode ser utilizada como terapêutica exclusiva ou associada”, completa o Dr. Levon.

Sobre a Boiron

Líder mundial na fabricação e venda de medicamentos homeopáticos, a Boiron está presente em mais de 58 países com 19 filiais. A empresa conta com um portfólio de mais de 250 medicamentos e três mil medicamentos unitários registrados, produtos líderes em vendas em vários países, na França, nos Estados Unidos, e alguns dos medicamentos mais procurados no mundo.

No Brasil, a empresa comercializa cinco especialidades e 8 unitários que podem ser encontrados em todas as redes de farmácias e drogarias. O Sédatif PC, que auxilia no tratamento da ansiedade e distúrbios do sono, e o Stodal, para o tratamento da tosse, tiveram um crescimento nas vendas de 30% e 19%, respectivamente. Outra especialidade do laboratório, o Oscillococcinum ® 30 doses, foi lançado no país em 2013, como uma embalagem mais duradoura, quando comparada à de seis doses lançada em 2009, sendo indicado para auxiliar a prevenção e o tratamento dos estados gripais. Esta nova embalagem de 30 doses também revelou um crescimento de 41%. O Coryzalia, para o tratamento de rinite alérgica; o Homéoptic, para irritações oftalmológicas; e outros oito medicamentos unitários, para diversas patologias, de dores e alergias a problemas no sistema digestivo, foram lançados no segundo semestre de 2015.

 

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARES