Saúde

Ganho de peso após os dois anos e obesidade na juventude aumentam risco de doença cardíaca


Compartilhe:
18/08/2016 - 16h54min CCS UFPel / Foto Divulgação Corrigir

Pesquisa realizada no programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) evidenciou que o aumento de peso após os dois anos de idade está relacionado com o aumento da rigidez das artérias aos 30 anos e que isso resulta num maior risco de doenças cardíacas no futuro. Além disso, o trabalho mostrou que também a obesidade, medida tanto pelo IMC quanto pela quantidade de gordura abdominal, está relacionada ao aumento da possibilidade destas doenças.

O estudo avaliou as artérias carótidas e femorais de 1.576 participantes da coorte de nascimentos de Pelotas de 1982, que completaram 30 anos em 2012. A pesquisa foi realizada pela doutoranda em Epidemiologia Carolina Avila Vianna, sob orientação do professor Bernardo Lessa Horta.

As doenças do coração são as principais causas de morte em todo o mundo, bem como no Brasil. A obesidade é o excesso de gordura acumulada no corpo e é avaliada pelo índice de massa corporal (IMC), além de outras medidas, como a circunferência da cintura (CC) e a medida da gordura abdominal, realizada através do ultrassom. Um dos principais fatores de risco para  doenças cardíacas é a obesidade que leva ao acúmulo de placas de gordura dentro das artérias de todo o corpo.

“Esse acúmulo de gordura faz com que as paredes das artérias fiquem mais rígidas, dificultando a passagem do sangue e causando o infarto. A velocidade da onda de pulso (VOP) é uma medida da rigidez das artérias carótida e femoral e é realizado através de um aparelho de ultrassom portátil. Esse exame serve para identificar as pessoas que apresentam um risco aumentado de desenvolver doenças cardíacas no futuro. O exame é rápido e indolor”, explica a doutoranda.

“Assim sendo, campanhas que foquem na redução do sobrepeso e obesidade, tanto em crianças quanto em adultos jovens são extremamente importantes para a redução de doenças cardíacas no futuro”, diz a pesquisadora.

Defesa de tese: Velocidade de onda de pulso e composição corporal nos adultos da Coorte de 1982 – Fatores precoces e contemporâneos.

Apresentador: Carolina Avila Vianna.

Orientador: Bernardo Horta.

Banca: Iná Santos, Vera Silveira e Maria Cristina Gonzalez.

Data: 22/08/2016

Hora: 14h.

Local: Auditório Kurt Kloetzel. Centro de Pesquisas em Saúde Amílcar Gigante.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
CÂMERASTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEAFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORAABB