Geral

Fenaban marca negociação para esta terça-feira às 14 horas


Compartilhe:
26/09/2016 - 18h16min Comunicação/Fetrafi-RS / Foto Marisane Pereira Corrigir

Protesto em frente à OAB/RS marcou agenda de luta na Capital

O início da quarta semana de greve nacional dos bancários registrou o aumento do número de paralisações no RS. De acordo com o levantamento da Fetrafi-RS os sindicatos do interior registraram 735 unidades em greve, enquanto na Capital os números também subiram em relação à semana passada, de 292 unidades paralisadas no dia 19 para 302 nesta segunda-feira (26). O aumento da greve deve-se a intransigência da Fenaban, que não avançou nas negociações com o Comando nacional dos Bancários. Clique aqui para ver o quadro completo de greve no RS!

Após reivindicação do comando nacional, os banqueiros marcaram nova rodada de negociação para esta terça-feira (27/9), às 14 horas.

Ato pelo direito de greve

SindBancários e Fetrafi-RS promoveram um protesto diante da seccional gaúcha Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) no fim da manhã desta segunda-feira, em defesa do direito de greve da categoria. Na semana passada a Ordem ajuizou uma ação civil pública para garantir que bancos mantenham o atendimento mínimo de 30% às partes e advogados, nos Foros de todo o Estado, durante a greve. Para o diretor da Fetrafi-RS, Arnoni Hanke, a iniciativa da OAB/RS fere o direito constitucional, que garante a legitimidade da greve dos bancários.

"Entendemos que é anti-democrática a atitude da OAB, visto que ela só quer proteger alguns advogados, não é nem o conjunto dos profissionais. São aqueles que eventualmente tenham interesse em algum foro. O restante da sociedade continua sendo penalizada pelos bancos através dos altos juros, das tarifas exorbitantes, e nós não vemos a OAB militar para proteger a sociedade como um todo”, critica o dirigente sindical.

O que diz a lei de greve

A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender. Considera-se legítimo o exercício de greve, com a suspensão coletiva temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação de serviços, quando o empregador ou a entidade patronal, correspondentes tiverem sido pré-avisadas 72 horas, nas atividades essenciais e 48 horas nas demais.

Desenrolar da Campanha Salarial 2016

A pauta de reivindicações foi entregue aos bancos no dia 9 de agosto, mas a Fenaban não apresentou proposta decente, que contemple as reivindicações dos trabalhadores. A greve da categoria iniciou no dia 6 de setembro. Até agora já foram oito rodadas de negociação sem sucesso.

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERAS