Saúde

Siemens alerta para o diagnóstico de pacientes com câncer que se tornam cardiopatas


Compartilhe:
28/09/2016 - 16h08min Siemens Brasil / Foto Divulgação Corrigir

Em setembro, mês escolhido para lembrar a população sobre os cuidados com a saúde do coração, a Siemens Healthineers alerta para a importância do diagnóstico precoce em relação a doenças cardíacas, em especial, as desenvolvidas em decorrência do tratamento contra o câncer, que podem ser evitadas ou receber um melhor tratamento por meio do acompanhamento médico especializado, incluindo exames como ecocardiografia, imagem cardíaca nuclear, ressonância magnética cardíaca e biomarcadores.

Os avanços no tratamento do câncer levaram a um maior índice de cura dos pacientes. Por outro lado, as doenças cardiovasculares são um efeito adverso frequente. De acordo com a publicação no European Heart Journal, da Sociedade Europeia de Cardiologia, de agosto/2016, em geral, as complicações cardiovasculares da terapia contra o câncer podem ser divididas em nove categorias: disfunção miocárdica e insuficiência cardíaca; doença arterial coronariana; doença valvular; arritmias, especialmente aqueles induzidas por drogas QT de prolongamento; hipertensão arterial; doença tromboembólica; doença vascular periférica e acidentes vasculares cerebrais; hipertensão pulmonar e complicações pericárdio.

Checkup do coração periódico em sobreviventes do câncer

A coordenadora do serviço de Cardio-Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Dra Marília Higuchi dos Santos, explica que com as novas terapêuticas e aumento da sobrevida do paciente com câncer, a toxicidade cardíaca relacionada ao tratamento oncológico deve ser monitorada. Além disso, em pacientes sobreviventes de câncer é importante a realização de avaliação cardiológica periódica, visto que esses pacientes possuem aumento da incidência de doenças cardiovasculares em relação à população sem câncer.

Alguns tipos de tratamento de câncer, como mama, já possuem diretrizes e consensos de seguimento cardiológico. O exame mais utilizado para seguimento de cardiotoxicidade é a ecocardiografia. Entretanto, as alterações encontradas ocorrem em fase mais adiantada da doença.

Estudos têm sido realizados em busca de marcadores precoces de toxicidade cardíaca, bem como doença subclínica. Têm sido avaliadas novas técnicas de ecocardiografia e ressonância magnética para avaliação de dano subclínico, bem como novos biomarcadores. “Sabemos que a taxa de recuperação cardíaca é maior quando a detecção do dano é precoce”, afirma.

“Em relação à prevenção de doenças cardiovasculares, sabemos que muitos pacientes possuem fatores de risco comuns para a doença cardiovascular e o câncer, como sedentarismo e tabagismo, de forma que devemos atentar para a redução desses fatores. Além disso, hoje sabemos que sobreviventes de câncer têm risco aumentado de doença cardiovascular futura, sendo essa a principal causa de morte nesses pacientes. Assim, o checkup cardiológico é importante para esses pacientes e muitas vezes precisa ser realizado mais precocemente em comparação a população geral”, explica Dra Marilia Higuchi dos Santos.

Tecnologia ajuda no diagnóstico e tratamento mais precisos

A evolução dos exames de imagem, oferecendo maior precisão e acurácia na avaliação do coração, função e estrutura, bem como das artérias coronárias, permite diagnóstico mais precoce de afecções cardiovasculares.

Em São Paulo, o Hospital Sírio-Libanês, um dos centros de saúde mais respeitados da América Latina, está na vanguarda dos esforços para aumentar a consciência sobre a necessidade de compreender melhor as interações entre a terapia do câncer e doenças cardíacas e para aplicar este conhecimento em um ambiente clínico. Há dois anos, a Siemens Healthineers e o Hospital Sírio-Libanês uniram forças para a criação de um centro internacional de referência na área de imagem cardiovascular com compartilhamento de tecnologia e conhecimento de ponta, baseado na capacitação profissional, elaboração de novos protocolos de exames e diagnósticos e desenvolvimento de novas técnicas.

Centro Internacional de Referência em Imagem Oncológica inclui o estabelecimento de uma série de programas com foco regional e internacional que permite a partilha de conhecimentos em treinamentos clínicos e bolsas de estudo. O Centro de Referência visa promover a saúde sustentável e um amplo acesso aos procedimentos avançados como fatores-chave para o bem-estar da população em geral. É aberto a profissionais médicos de todo o mundo que estão interessados em observar o equipamento médico mais avançado e aprendizagem de técnicas complexas em cardiologia e cirurgia cardíaca de líderes clínicos em seus campos.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉAABB