Política

Plebiscito vai decidir neste sábado se os 3 estados do sul formarão um novo país


Compartilhe:
30/09/2016 - 06h28min Voltaire Porto/Rádio Guaíba Corrigir

O movimento O Sul é Meu País é uma iniciativa separatista que pretende desmembrar os três estados da região sul do Brasil e para saber qual é a opinião da sociedade sobre este tema vai ser realizada uma consulta popular. 

O plebiscito contará com 500 urnas espalhadas por cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A votação vai acontecer neste final de semana de eleições, porém, no sábado, 1º de outubro, véspera da escolha dos candidatos a prefeito e vereador. Os três estados somam uma população de quase 28 milhões de habitantes. 

O coordenador do movimento é o historiador catarinense, Celso Deucher, que justifica a proposta. Ele entende que a separação é uma questão de sobrevivência financeira dos estados do sul, já que não há previsão de uma revisão do pacto federativo. 

“A União fica com a maioria dos tributos que tem origem nos nossos estados e estes valores são destinados para o desenvolvimento de outras regiões do Brasil, além de fomentar a corrupção. O Rio Grande do Sul esta quebrado e Santa Catarina, mesmo num momento pujante, também esta neste camino assim como o Paraná”, declarou. 

Um dos dados divulgados para estimular esta ideia é referente as arrecadações, entre 2011 a 2014, quando o governo federal abocanhou R$ 501 bilhões dos estados do Sul e o retorno ficou na ordem de R$ 119 bilhões. As urnas vão ser distribuídas em lugares estratégicos, caracterizados pela grande movimentação. 

Em Porto Alegre vão ser quase 200 pontos de votação e um deles será na estação rodoviária. O voto consiste em decidir pelo sim ou pelo não em relação ao separatismo. Se gaúchos, catarinenses e paranaenses optassem por uma pátria própria a Capital já foi escolhida. O município de Lajes, na serra de Santa Catarina, será a capital do novo País.

Confira as urnas em Camaquã: 

Esquina Democrática
Esquina Olavo Moraes com Presidente Vargas, Bairro Centro
1 urna identificada pelo número 1688

Supermercado Roxo
Av. Bento Gonçalves, 1037, Bairro Centro
2 urnas identificadas pelo número 1699, 1700

Supermercado São José
Av. José Loureiro da Silva, 650 Bairro São José
1 urna identificada pelo número 1701

Mercado Backaus
Rua Júlio de Castilhos, 1180 Bairro Hípico
1 urna identificada pelo número 1702

Posto Charrua
Av. Bento Gonçalves, 738, Bairro Centro
1 urna identificada pelo número 1703

Paradão do Sete
Rua Gal. Zeca Neto esquina com Júlio de Castilhos, Bairro Centro
1 urna identificada pelo número 1704

Mercado Carlau
Av. Nestor de Moura Jardim, 212, Bairro Maria da Graça
1 urna identificada pelo número 1705

Posto Sim
BR-116, Bairro Carvalho Bastos
1 urna identificada pelo número 1706

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)