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Supermercados projetam crescimento real de 5,1% nas vendas de material escolar


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18/01/2017 - 10h15min Agência Brasil / Foto Divulgação Corrigir

Cadernos são a grande aposta do setor para o período de retorno das aulas. Preços de itens de papelaria estão em média 6% superiores ao ano passado

Dispostos a aproveitar as datas especiais para alavancarem as vendas, os supermercados gaúchos reforçaram seus estoques de produtos da seção de papelaria com vistas à chegada do período de volta às aulas. Segundo pesquisa desenvolvida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) junto aos associados e divulgada nesta quarta-feira (18) pelo presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, a expectativa dos empresários do setor é de um crescimento real de 5,1% nas vendas de material escolar, na comparação com o mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com os supermercadistas ouvidos pela Agas, 40% das vendas de volta às aulas ocorrerão em janeiro, e 60% em fevereiro.

Segundo o presidente da Associação, os supermercados apostam na praticidade e conveniência de propiciarem as compras de outros produtos da cesta das famílias no mesmo local do material escolar. "O consumidor tem cada vez menos tempo para frequentar diferentes estabelecimentos, e o supermercado é um grande centro de compras. Além disso, as condições de pagamento e o preço baixo deverão ser decisivos para o cliente escolher seu ponto de compra de material escolar", sublinha Longo. Conforme os números da pesquisa, os itens de papelaria estão em média 6% mais caros neste ano, na comparação com o período de volta às aulas de 2016.

Questionados sobre qual será o grande carro-chefe das vendas do setor para a volta às aulas, os supermercadistas ouvidos pelaAgas foram unânimes: o caderno será, pelo nono ano consecutivo, o item mais procurado nas lojas do setor. "Os cadernos com personagens e super-heróis do momento podem custar até 40% a mais que os produtos convencionais, devido à licença. Quem optar por cadernos sem as temáticas com estes ícones, certamente irá economizar", destaca Longo. O dirigente lembra, entretanto, que as crianças têm papel cada vez mais decisivo na escolha do seu caderno. "O supermercadista de sucesso será o que melhor definir seu mix de acordo com os desenhos, heróis infantis e personagens que o consumidor está buscando", completa.

Cerca de 20% dos itens de volta às aulas vendidos deverão ser oriundos de fábricas gaúchas. Na média, as vendas de papelaria deverão representar cerca de 1,6% das vendas dos supermercados gaúchos no mês de fevereiro. Segundo a pesquisa, 9 em cada 10 supermercados farão promoções especiais de material escolar nas próximas semanas.

Quanto aos meios de pagamento, as compras à vista deverão dar o tom do consumo de volta às aulas em 2017: mais de 58% das vendas do setor deverão ser realizadas com dinheiro ou cartão de débito. "É um momento em que o consumidor está evitando o endividamento", salienta Longo:

Como os clientes deverão pagar as compras de material escolar:

Dinheiro                            39%

Cartão de débito              19,7%

Cartão de crédito             37,7%

Tíquetes                           2%

Cheques                           1,5%

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