Saúde

Mais calor, mais cuidado!


Compartilhe:
18/01/2017 - 11h51min Paola Cunha - Usina de Notícias / Foto Divulgação Corrigir

No verão, os termômetros chegam perto de 40 graus e a população deve ficar ainda mais atenta para aproveitar a estação mais quente do ano. É neste período que problemas como desidratação, queimaduras do sol e intoxicação alimentar costumam aparecer. Desta forma, alguns cuidados são fundamentais para que as férias não se transformem em um pesadelo.

Aconselhar beber bastante água parece clichê, porém aumentar o consumo de líquidos, principalmente em momentos de exposição ao sol, colabora para o bom funcionamento do intestino, evita câimbras, ajuda a controlar a temperatura do corpo, além de manter a pressão sanguínea estável. É indicado também ingerir bebidas ricas em nutrientes para repor os sais minerais, como sucos naturais e água de coco. Bebidas alcoólicas e com grande quantidade de açúcar, como refrigerantes e sucos industrializados, realizam o efeito contrário, aumentando a sensação de sede. É fundamental também evitar alimentos que estejam expostos a altas temperaturas, como por exemplo comidas comercializadas na beira da praia.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tipo de maior incidência de câncer no Brasil é o de pele. De acordo com o estudo, a maioria dos casos ocorrem pela irradiação solar, portanto, é imprescindível usar o filtro e ter cuidado nas horas de exposição ao sol. Sempre se deve optar por banhos de mar ou piscina antes das onze da manhã e após às quatro da tarde, horários em que a radiação solar está mais fraca. O uso de protetor solar é imprescindível para evitar envelhecimento precoce da pele e ter uma vida mais saudável. 

Uma dica para quem está na cidade é dar preferência a roupas de cores claras e de algodão, pois essas retêm cerca de 90% da radiação UV, enquanto tecidos sintéticos, como o nylon, apenas 30%. A utilização de hidratantes também é importante para evitar o ressecamento da pele, que acaba perdendo nutrição por causa das altas temperaturas e pelo contato frequente com o sol. Por último, aproveite a natureza em parques e praias. A saúde mental é primordial para relaxar em meio a correria do dia a dia. Faça caminhadas, saia com os amigos e aproveite uma das melhores estações do ano, mas nunca esqueça: hidrate-se!

Andressa Leal, professora do Técnico em Enfermagem da Escola Profissional Fundatec

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
TBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABB