Blog do Juares | Mais calor, mais cuidado!

Camaquã-RS
17:15
21/10/2017

Blog do Juares | Mais calor, mais cuidado!

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
VEM AÍ NOVIDADES EM DEZEMBRO! Aguardem!
Anunciantes Blog do Juares

Notícias - Saúde

Mais calor, mais cuidado!

18/01/2017 | 11h51 - Fonte: Paola Cunha - Usina de Notícias / Foto Divulgação
Compartilhe:

No verão, os termômetros chegam perto de 40 graus e a população deve ficar ainda mais atenta para aproveitar a estação mais quente do ano. É neste período que problemas como desidratação, queimaduras do sol e intoxicação alimentar costumam aparecer. Desta forma, alguns cuidados são fundamentais para que as férias não se transformem em um pesadelo.

Aconselhar beber bastante água parece clichê, porém aumentar o consumo de líquidos, principalmente em momentos de exposição ao sol, colabora para o bom funcionamento do intestino, evita câimbras, ajuda a controlar a temperatura do corpo, além de manter a pressão sanguínea estável. É indicado também ingerir bebidas ricas em nutrientes para repor os sais minerais, como sucos naturais e água de coco. Bebidas alcoólicas e com grande quantidade de açúcar, como refrigerantes e sucos industrializados, realizam o efeito contrário, aumentando a sensação de sede. É fundamental também evitar alimentos que estejam expostos a altas temperaturas, como por exemplo comidas comercializadas na beira da praia.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tipo de maior incidência de câncer no Brasil é o de pele. De acordo com o estudo, a maioria dos casos ocorrem pela irradiação solar, portanto, é imprescindível usar o filtro e ter cuidado nas horas de exposição ao sol. Sempre se deve optar por banhos de mar ou piscina antes das onze da manhã e após às quatro da tarde, horários em que a radiação solar está mais fraca. O uso de protetor solar é imprescindível para evitar envelhecimento precoce da pele e ter uma vida mais saudável. 

Uma dica para quem está na cidade é dar preferência a roupas de cores claras e de algodão, pois essas retêm cerca de 90% da radiação UV, enquanto tecidos sintéticos, como o nylon, apenas 30%. A utilização de hidratantes também é importante para evitar o ressecamento da pele, que acaba perdendo nutrição por causa das altas temperaturas e pelo contato frequente com o sol. Por último, aproveite a natureza em parques e praias. A saúde mental é primordial para relaxar em meio a correria do dia a dia. Faça caminhadas, saia com os amigos e aproveite uma das melhores estações do ano, mas nunca esqueça: hidrate-se!

Andressa Leal, professora do Técnico em Enfermagem da Escola Profissional Fundatec

Compartilhe:

comentários