Geral

33ª Cavalgada do Mar segue jornada pelas praias do Litoral Norte


Compartilhe:
23/02/2017 - 18h11min Correio do Povo / Fotos Fabiano do Amaral Corrigir

Cavalarianos encerram percurso em Torres nesta sexta-feira

Os veranistas que foram para a beira da praia na manhã desta quinta-feira (23), entre Santa Terezinha e Capão da Canoa, se entregaram a beleza da passagem dos cavaleiros da 33ª Cavalgada do Mar. Cerca de duas mil pessoas seguiram pelo antepenúltimo trecho do evento, de 29 quilômetros, que marcou o reinício da cavalgada após um dia de descanso em Imbé. Hoje, os cavaleiros seguem para Arroio do Sal e, nesta sexta-feira, realizam o último trecho até Torres.

O comandante da 33ª Cavalgada do Mar, Luíz Amaro Pelisser, ressaltou que o dia foi especial, com muitos cavalarianos se incorporando a cavalgada. Entretanto, o que lhe está chamando a atenção, é o apoio dos veranistas a demonstração cultural. “Havia um certo preconceito sobre a sujeira e o objetivo da cavalgada que não há mais. Há muitas pessoas aplaudindo e vibrando com a cultura do Rio Grande do Sul”, afirmou. Além dos aplausos, não faltaram fotos sendo tiradas em frente as centenas de cavalos que cruzavam a beira da praia. “Também é o que temos de diferencial em nosso Litoral: a admiração pelas nossas raízes culturais”, frisou a aposentada Lídia Menghi, de 63 anos.

O comandante ainda disse ter relembrado dos princípios da Califórnia da Canção enquanto realizava o trajeto. “Era uma época de quando o Rio Grande do Sul e o Brasil passavam por uma série de problemas e a forma de expressão que o gaúcho tinha era os festivais, quando a força da letra demonstrava a inconformidade do povo. Parece que a demonstração de inconformidade está voltando na tradição, no retorno dos princípios éticos através dos sentimentos do gauchismo”, argumentou.

O evento homenageia a cidade de Mostardas. Para isso, promoveu um concurso de poesias. O município é a terra natal de Menotti Garibaldi, filho de Anita e Giuseppe Garibaldi. A expectativa é de que 33ª Cavalgada do Mar seja finalizada no início da tarde de sábado, no Parque de Balonismo, em Torres.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASSUPER SÃO JOSÉ