Entretenimento

X-9 Paulistana é a campeã do Grupo de Acesso do carnaval de SP


Compartilhe:
01/03/2017 - 00h55min Agência Brasil / Foto Divulgação Corrigir

A escola de samba X-9 Paulistana, tradicional da zona norte da capital paulista, foi a campeã do Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo este ano. Com enredo Vim, Vi, Venci – A Saga Artística de um Semideus, homenageando o artista Inos Corradin, a agremiação retorna ao Grupo Especial do carnaval paulistano no próximo ano.

A apuração começou por volta das 18h30 no Sambódromo do Anhembi, zona norte da cidade. Às 19h, começou a chover e, após 20 minutos, a chuva forte interrompeu por alguns minutos a contagem dos pontos.

Os representantes das diretorias das escolas, que estavam em cadeiras de plástico e sob guarda-chuvas na pista do sambódromo, acompanhando a leitura das notas, foram obrigados a se deslocar para uma parte coberta por causa da chuva e do vento.

Às 19h35, as notas voltaram a ser cantadas pelo mestre de cerimônia. Poucos minutos depois, uma falha técnica no computador interrompeu novamente a apuração, retornando às 19h50. Por volta das 20h10, a X-9 pode comemorar a vitória.

Em segundo lugar, ficou a escola Independente, original do bairro da República, centro da cidade. As duas escolas sobem para o Grupo Especial no desfile do ano que vem.

Superação

Após 20 anos de desfile no Grupo Especial, a X-9 sofreu a queda para o Acesso no ano passado, quando recebeu notas baixas e ficou em 14º lugar. Para o presidente da agremiação, André dos Santos Filho, a vitória de hoje representa “a superação do que nós passamos no passado”.

“Nós repensamos, reavaliamos e nós voltamos com a parte técnica, com a parte plástica, para o lugar de onde nós nunca devíamos ter saído [o Grupo Especial]. O gosto do título é maravilhoso, porque quando você cai é uma sensação da morte, da perda de um ente querido, e agora a sensação é do nascimento de um filho”, comemorou.

“Esse ano nós trabalhamos muito a união, muito o coletivo da escola e hoje está o resultado aí. Foi muito doloroso, muito difícil [cair para o Grupo de Acesso], mas quero parabenizar a todos que fizeram esse carnaval [de 2017]”, disse. O presidente dedicou o título a toda a comunidade, à diretoria e a todos os amantes do samba.

Segundo ele, a passagem pelo Grupo de Acesso deixou uma lição para a escola. “O carnaval é difícil e nós temos que estar atentos aos nove quesitos. O carnaval lida com a emoção e infelizmente nós lidamos com a vaidade, com o ego, e isso é uma coisa que nós temos que trabalhar bastante, a vaidade e o ego das pessoas, porque a hora que nós tivermos isso bem equilibrado, nós vamos fazer grandes carnavais”.

Para as escolas que ficaram em último lugar no Grupo Especial e desfilarão pelo Grupo de Acesso no ano que vem – Águia de Ouro e Nenê de Vila Matilde –, André deixou um recado: “a gente tem que ter paciência e tem que ter serenidade agora nesse momento difícil, porque os vencedores também se fazem no momento difícil. Eu saí daqui no ano passado arrasado e hoje estou muito feliz aqui. Então é ter a cabeça no lugar, repensar, reavaliar, ver onde errou e voltar forte para o ano que vem, esse é o recado que eu dou e desejo toda a sorte”.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERASSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)