Geral

Bugio encontrado morto no interior de Camaquã estava com marcas de agressão


Compartilhe:
19/04/2017 - 16h01min Redação Blog do Juares Corrigir

No início da manhã o portal de notícias Blog do Juares divulgou em primeira mão sobre dois bugios que teriam sido encontrados mortos no Assentamento Boa Vista, no interior de Camaquã. A informação foi repassada pelo vice-presidente da Comissão e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Camaquã, vereador Vinícios Araújo, que mantém contato com moradores daquela região.

A Secretaria da Saúde do município foi comunicada sobre o caso e imediatamente deslocou para o local uma equipe da Vigilância Sanitária com uma bióloga para localizar os animais mortos e adotar as devidas providências, ainda hoje pela manhã.

No local foi encontrado apenas um macaco morto. Ele estava com ferimentos na altura do pescoço, fato este que tranquiliza a comunidade camaquense. O animal pode ter sido morto a paulada por uma pessoa, ou por outro animal ou até mesmo por um tiro. Acredita-se que, se realmente havia outro bugio morto no local, ele possa ter sido retirado ou arrastado por outro animal ou uma pessoa.

A fim de descartar qualquer possibilidade do Bugio estar infectado com a febre amarela, os profissionais coletaram amostras das vísceras do animal que serão enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O resultado deve sair entre 60 e 90 dias.

Contudo, a Secretaria da Saúde continuará em alerta monitorando as regiões das matas do município, onde há uma grande quantidade de bugios.

Macacos não são transmissores da febre amarela

Estudos mostram que bugios não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. Pelo contrário, esses primatas ajudam a detectar a circulação do vírus. Todas as espécies de macacos são "sentinelas", ou seja, a mortalidade destes animais pode indicar a presença do vírus em determinada região, agilizando a vacinação das pessoas antes da contaminação por humanos.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERASSUPER SÃO JOSÉAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTOR