Geral

Espaçonave Cassini envia fotos da Terra entre anéis de Saturno


Compartilhe:
22/04/2017 - 08h30min Correio do Povo / Foto Nasa / JPL- Caltech / Space Science Institute Corrigir

Imagem foi feita no dia 12 de abril, a uma distância de 1,4 bilhão de quilômetros

A Nasa divulgou nesta sexta-feira, uma imagem inédita da Cassini, na qual a Terra pode vista como um ponto luminoso por trás dos anéis de Saturno. A foto foi feita no dia 12 de abril, a uma distância de 1,4 bilhão de quilômetros da Terra.

A espaçonave Cassini, da Nasa, enviou no dia 12 de abril a imagem da Terra vista entre os anéis de Saturno; a 1,4 bilhão de quilômetros, o planeta aparece como um pequeno ponto branco.

Embora não seja visível na imagem, por conta da grande distância, a parte da Terra fotografada pela Cassini é o Oceano Atlântico sul. Em uma versão ampliada da imagem é possível ver também a Lua.

Lançada em 1997, com o objetivo de obter dados sobre Saturno e suas luas, a espaçonave Cassini, da Nasa, entra neste sábado, 22, na etapa final de sua missão.

A sonda, que está na órbita do planeta desde 2004, chega na madrugada de sábado ao ponto mais próximo de Titã, a maior lua de Saturno, fazendo um último sobrevoo a 979 quilômetros de sua superfície, à velocidade de 21 mil quilômetros por hora.

Após o adeus a Titã, ainda no sábado, a Cassini fará um longo passeio em uma região onde nunca nenhuma outra espaçonave jamais chegou: ela passará pela brecha de 2,4 mil quilômetros entre os anéis congelados de Saturno.

Depois de executar esse sobrevoo entre os anéis por 22 vezes, no dia 15 de setembro, a nave está programada para um mergulho final na atmosfera do planeta, quando será consumida pelas chamas.

Os cientistas esperam que os sobrevoos finais possam trazer novas informações sobre a origem dos anéis, além de mostrar com detalhes como são as nuvens sobre o planeta e qual a velocidade da rotação da imensa esfera de gás chamada Saturno. Essas deverão ser as últimas informações enviadas à Terra pela Cassini antes da destruição da nave.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETAFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES