Polícia

Operação Tríade desarticula organizações criminosas de roubo a bancos no RS


Compartilhe:
17/05/2017 - 13h48min Imprensa Polícia Civil / Foto Polícia Civil Corrigir

Na manhã desta quarta-feira (17) a Polícia Civil, através da Delegacia de Roubos (DR/DEIC), deflagrou a Operação Tríade em diversas regiões do Estado visando desarticular três organizações criminosas que atuavam em roubo a bancos principalmente na região da serra gaúcha, praticados nos anos de 2016 e 2017. Ao todo foram cumpridas mais de 100 ordens judiciais, sendo 34 pessoas foram presas, drogas, armas e um veículo que era objeto de busca e apreensão foram apreendidos.

Segundo os delegados Joel Henrique Wagner e João Paulo de Abreu, a ação tem objetivo de combater a três grandes núcleos criminosos especializados em furtos e roubos a instituições bancárias atuantes no Estado, os quais possuem três grandes líderes que deram origem ao nome dessa operação, todos atualmente recolhidos em instituições penitenciárias.

Conforme relato dos delegados, uma das quadrilhas realizou ataques a instituições bancárias nas cidades de Muitos Capões e Planalto no ano de 2016, fazendo o uso de armas de fogo, machado e utilizando reféns para obter êxito na ação. “O segundo grupo criminoso, praticou ataque a agências bancárias nos municípios de Monte Belo do Sul e Tupanci do Sul no ano de 2016, sendo todos os ataques de forma violenta, com emprego de armas e fazendo o uso de reféns. No ano de 2017 várias roubos foram realizados praticados pelos mesmos agentes, mesmo modus operandi, em diferentes cidades, quais sejam, Putinga, Maximiliano de Almeida e Fontoura Xavier”, acrescenta João Paulo.

De acordo com as invstigações, o terceiro grupo criminoso desarticulado nesta operação, os indivíduos seriam os responsáveis pelo ataque a um estabelecimento comercial no corrente ano na cidade de Seberi. “Essa mesma quadrilha praticou crimes de roubo a bancos nas cidades de Redentora e Rodeio Bonito no início deste ano e para assegurar o seu intento, os agentes fizeram uso de meios violentos, pois além do emprego de armas de fogo, realizam o denominado “cordão humano”, com a finalidade de garantir a fuga. É importante salientar a atuação da Brigada Militar que interviu e efetuou as prisões em flagrante que deram origem às investigações, especialmente nas cidades de Fontoura Xavier e Rodeio Bonito”, contam os delegados.

Segundo diretor de investigações do DEIC, delegado Sander Cajal, as ações desenvolvidas são resultado do extenso trabalho de investigação criminal e de inteligência desenvolvido pelos policiais da delegacia de roubos. “Foi possível a eles produzir elementos de prova que vinculam essas três quadrilhas aos delitos investigados. Não somente os que praticaram os atos executórios dos roubos, mas também, foi possível aos agentes identificar outros que favoreceram a prática criminosa, quer resgatando os criminosos do local dos fatos, quer ocultando armas de fogo e o produto do crime, além de outros auxílios materiais e morais, indispensáveis à prática dos crimes”, relata o delegado.

O diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), delegado Rodrigo Bozzetto, destaca que a Operação Tríade faz parte do planejamento estratégico do DEIC para o ano de 2017, no que tange à repressão de forma qualificada aos delitos praticados contra instituições financeiras e outros estabelecimentos comerciais. “Os crimes em questão não só atingem o patrimônio privado das vítimas (bancos), mas também repercutem de forma extremamente negativa no meio social em que são praticados, especialmente, as pequenas cidades do interior gaúcho” acrescenta Bozzetto.

O Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt, destaca a importância do combate aos crimes contra o patrimônio, em especial aos delitos contra as instituições financeiras, cuja operação de hoje desarticula três organizações responsáveis por ataques a bancos fazendo uso do “cordão humano”.

A ação foi realizada simultaneamente nas cidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos, Boa Vista das Missões Seberi, Lajeado do Bugre, Jaboticaba, Rodeio Bonito, Redentora, Teutônia, Lajeado, Esteio, Novo Hamburgo e contou com a participação de quase 400 policiais civis.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS