Saúde

Saiba como lavar as mãos de maneira correta


Compartilhe:
14/06/2017 - 11h36min Tree Comunicação / Foto Divulgação Corrigir

Alguns podem não se dar conta, mas uma das maneiras mais simples, eficientes e baratas para evitar diversas infecções no organismo é a lavagem das mãos. A correta higienização pode evitar a contaminação por bactérias, vírus e protozoários que causam sérios danos ao corpo. A clínica-geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Brito, ensina como o procedimento deve ser feito.

“É importante esfregar a palma da mão, dorso, entre os dedos – incluindo o polegar -, as unhas e, por último, os punhos, sempre que houver sujeira. Não se esquecendo também de lavá-las antes e após as refeições, uso de banheiro, ao espirrar e tossir”, revela.

Caso não tenha água e sabão à disposição, os indivíduos podem fazer uso de álcool gel para limpeza. “Por dia, é aconselhável lavar as mãos dessa forma, no máximo, duas vezes. O ideal é intercalar o uso do produto com a lavagem tradicional. Com ele, conseguimos eliminar diversos organismos.” Caso nenhuma das duas formas seja adotada, Ligia Brito aponta os possíveis problemas.

“Entre os principais incômodos estão diarreias, gripes e resfriados. Além disso, é importante ressaltar de que, caso a pessoa leve as mãos sujas até os olhos, ela corre o risco de contrair conjuntivite.”

No caso das crianças, as principais contaminações podem ser por protozoários, como o toxoplasma, que causa a toxoplasmose, e a ameba, responsável pela amebíase. Segundo a UNICEF, a diarreia continua sendo a segunda maior causa de mortalidade de menores de cinco anos, em todo o mundo, com cerca de 1,5 milhão de vítimas por ano.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo sexto ano consecutivo em 2016.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAR 2024
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉAABB
FUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAR 2024COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)