Política

Paulinho Bicicletas cancela compra de Corolla para Câmara de Camaquã


Compartilhe:
07/07/2017 - 16h58min Gazeta Regional / Foto Câmara de Vereadores Corrigir

A compra de um novo carro para a Câmara de Vereadores gerou bastante polêmica nas últimas semanas, com críticas que se espalharam nas redes sociais da Internet e que chegaram ao Plenário do Legislativo. Nesta sexta-feira (7), o presidente da Câmara, vereador Paulinho Bicicletas, decidiu cancelar a compra do Corolla que, conforme o pregão realizado, teria custo de R$ 117,5 mil.

Paulinho conta que buscou várias orientações jurídicas, inclusive do Tribunal de Contas e que não havia qualquer irregularidade ou direcionamento na aquisição. No entanto, analisando toda a documentação e as exigências do edital de pregão, observou que alguns itens que foram especificados, em sua avaliação, são desnecessários. “Eu pedi ao pregoeiro para fazer o edital para compra de um carro nos mesmos padrões do que a Câmara já tem e um algo a mais. Mas dá para tirar alguns itens. Isso abre um leque bem maior para que se tenha mais participação, maior concorrência e menor preço”, diz o presidente, garantindo que não mudou de ideia sobre a compra de um novo carro. O edital anterior será cancelado e um novo será feito para a compra de um veículo, mas com menos itens exigidos, o que dará oportunidade de mais opções e por consequência preços.

Ele reforça que não houve qualquer ilegalidade, mas optou por fazer uma nova licitação. “Eu nunca disse que tinha que ser um Corolla. Pedi um padrão. O que não pode é direcionar um fornecedor. Pode-se escolher itens, mas muitos são desnecessários. Estamos cancelando e quem ganha é a sociedade. Eu estou aqui para defender a sociedade”, garante Paulinho, que vai verificar prazos necessários, para que a Câmara abra uma nova licitação. 

Presidente justifica a compra de um novo veículo

Nesta semana, Paulinho participou do programa Ligação Direta da Rádio Camaquense (foto), quando negou que tenha havido qualquer tipo de direcionamento na aquisição do veículo e disse que as especificações do carro, exigidas no edital de licitação, foram para manter o mesmo padrão do veículo que a Câmara já tem, um Vectra que, segundo o presidente, está bastante desgastado pelo tempo de uso. “Eu só solicitei ao pregoeiro que o carro fosse no padrão do que já tem. E deu o Corolla no pregão”, argumentou Paulinho, defendendo que a Câmara tem funcionários concursos e comprometidos no setor de licitações e também o pregoeiro, que é concursado e registrado para a função. Ele ainda disse que um outro veículo foi oferecido no pregão, mas desclassificado pelo preço.

No entanto, a principal argumentação do presidente foi de que a compra do veículo estava prevista no Plano Plurianual (PPA), uma lei que define por quatro anos os gastos do Executivo e do Legislativo. “A compra só se deu por que está no PPA, na LOA e a LDO. São leis que temos que cumprir e como já está previsto há três anos, este é o último ano para cumprir”, disse ele, explicando que o PPA prevê os investimentos por quatro anos e este é o último do período antes que um novo PPA seja construído. Ele ainda disse que no dia 10 de janeiro foi realizada uma reunião dos vereadores para definir demandas do ano e uma delas foi a compra do carro. Não teria sido especificado o tipo, por isso a opção foi pelo padrão do veículo que a Câmara já possui.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
TBK INTERNET
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ
CÂMERASTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)