Geral

Frente fria que avança na Argentina chega no RS neste domingo


Compartilhe:
16/07/2017 - 10h56min Correio do Povo / Foto Guilheme Testa / CP Memória Corrigir

Mudança de temperaturas ocorre ao longo do dia

Depois do início do final de semana com temperaturas chegando aos 30°C, o Rio Grande do Sul recebe a frente fria que já atingiu Argentina e o Chile. De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno registrado nos países vizinhos será o mesmo que chega no Estado durante a tarde deste domingo (16) e as marcas podem despencar para 5°C.

O resfriamento mais intenso deve começar pelas regiões Oeste, Centro e o Sul do Estado e afetar a Metade Norte até o fim do dia. Já na segunda-feira, com a chegada da parte mais intensa do ar polar, o dia vai ser extremamente frio com temperaturas muito baixas mesmo no período da tarde.

Segundo a MetSul, além do frio, a chuva também atinge várias partes do território gaúcho, mas não em grandes volumes, ficando entre 15 e 20 milímetros. O alerta maior fica para a possibilidade de vento forte que pode ter entre 60 e 70 quilômetros por hora, o que muda bastante a sensação térmica para os gaúchos. Porto Alegre é uma das áreas que recebe a chuva neste domingo. A mínima na Capital pode cair para 6º C no fim do dia.

Além disso, quase todos os modelos numéricos analisados pela MetSul indicam a ocorrência de neve na segunda-feira, portanto não é possível descartar que neve durante a manhã em alguns pontos, mas, em geral, as simulações retardaram o período mais favorável à neve para a tarde e noite. Conforme os dados, as condições tendem a ser muito propícias nas áreas em que o fenômeno tradicionalmente costuma se dar, como os Aparados da Serra.

Ainda de acordo com a MetSul, as temperaturas baixas predominam no Estado até quinta-feira, tendo as condições típicas do inverno. As madrugadas de terça e quarta-feira devem ser extremamente frias e as mínimas podem ficar ao redor de 0ºC ou abaixo de zero em quase todos os municípios gaúchos, inclusive na região da Grande Porto Alegre que pode ter marcas tão baixas quanto -1ºC a -3ºC em alguns pontos.

Entretanto, o clima logo vai mudar e o Rio Grande do Sul voltará a ter dias com temperaturas amenas e quentes. A previsão da MetSul é de que na próxima semana ocorra novamente uma mudança no tempo e até o fim do inverno, as marcas ficarão alternando entre o frio e calor.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
CÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES