Geral

Secretaria avalia projeto do catamarã para Barra do Ribeiro


Compartilhe:
24/07/2017 - 22h39min Ascom Sdect / Foto Sdect Corrigir

A previsão é de que a linha Porto Alegre - Barra do Ribeiro comece a operar em fevereiro de 2018

O projeto de implantação da estação de passageiros e do píer do catamarã em Barra do Ribeiro foi apresentado em reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) nesta segunda feira (24). O projeto foi detalhado pelo comodoro do Veleiros do Sul, Eduardo Ribas. O encontro contou com a presença do secretário adjunto da Sdect, Evandro Fontana, e do diretor de Promoção do Investimento e Sala do Investidor, Adriano Boff.

O projeto prevê a recuperação das instalações físicas do prédio do Engenho Santo Antônio, que servirá para abrigar, além da hidroviária, inúmeras atividades, tais como lojas de artesanato e restaurantes. Eduardo Ribas destacou que o projeto terá grande impacto por promover a requalificação de uma área central e histórica às margens do Guaíba, que atualmente está sem uso. O local conta com mais de 7 mil m² de área.

Liderado pelo Veleiros do Sul, o projeto contempla, além da linha de passageiros, que deve começar a operar em fevereiro de 2018, a construção de uma escola profissionalizante do Pão dos Pobres, dos acessos à cidade, e de uma sede do clube náutico. Dados técnicos indicam que o trajeto Porto Alegre - Barra do Ribeiro será cumprido em 50 minutos. O catamarã opera com uma lâmina de água de 1,60 metro, no mínimo, compatível com o nível do Guaíba.

A implantação da linha do catamarã está praticamente definida, depois de reuniões conduzidas pela Sdect junto à administração municipal, ao Veleiros do Sul, a investidores privados e à CatSul, empresa que tem a concessão da linha.

Também participaram do detalhamento do projeto o prefeito Jair Machado, o vice-prefeito Carlinhos Salomon, o secretário de Desenvolvimento Econômico, da Agricultura e Meio Ambiente de Barra do Ribeiro, Everton Antunes, e o representante do Ministério da Cultura no Rio Grande do Sul, Álvaro Franco.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
AFUBRA MAIO 2024
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABBAFUBRA MAIO 2024
TBK INTERNET