Polícia

PF deflagra na manhã desta quarta operação contra crimes fiscais e corrupção no RS


Compartilhe:
16/08/2017 - 08h18min Correio do Povo / Foto Divulgação Corrigir

Desdobramento de fase da Lava Jato, Operação Étimo mobiliza policiais em três cidades gaúchas

Policiais Federais no Rio Grande do Sul deflagraram na manhã desta quarta-feira (16) a Operação Étimo, que visa combater crimes de lavagem de lavagem de capitais, evasão de divisas, crimes contra o sistema financeiro nacional e corrupção. A operação é um desdobramento da 26ª fase da Lava Jato – a operação Xepa – no Estado.

Mais de 50 policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Canoas, Glorinha e em Brasília. Também foram autorizados pela Justiça Federal o sequestro de bens e o afastamento de sigilo dos investigados.

A investigação foi desencadeada a partir de dados obtidos durante a Operação Xepa, em março do ano passado – na ocasião, o doleiro Antônio Cláudio Albernaz Cordeiro foi preso em Porto Alegre. A PF apurou um esquema envolvendo a lavagem de dinheiro por meio de entidade associativa ligada a grandes empreiteiras.

De acordo com a PF, a entidade recebia das empreiteiras um percentual do valor de obras públicas realizadas no Estado. Contratos de assessoria entre a entidade associativa e empresas de fachada eram utilizados para dar aparência de legalidade às operações financeiras de retirada de valores dessa entidade. A movimentação ilegal desses recursos, no Brasil e no exterior, sua origem e sua destinação, são objeto de investigação pela Operação Étimo.

O nome da Operação é uma referência à origem das informações que possibilitaram o aprofundamento das investigações. Étimo é um termo que exprime a ideia de origem, que serve de base para uma palavra, a partir da qual se formam outras. Uma entrevista coletiva às 10h detalhará informações da operação.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
CÂMERASAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)