Cultura

Desfile de 20 de Setembro celebra 182 anos da Revolução Farroupilha


Compartilhe:
20/09/2017 - 18h58min Leonardo Souza / Fotos: Karine Samuel Maciel e Viana/Palácio Piratini Corrigir

Cairoli acompanhou a apresentação no palanque oficial, ao lado de autoridades militares e civis do estado (foto abaixo)

Com o tema 'Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história', o desfile cívico-militar em comemoração aos 182 anos da Revolução Farroupilha levou milhares de pessoas à orla do Guaíba, na zona Sul de Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (20), feriado que comemora o evento. Recebido ao som de 'Honras de Estilo ao Governador', executado pela banda da Brigada Militar, o governador em exercício José Paulo Cairoli acompanhou a apresentação no palanque oficial, ao lado de autoridades militares e civis do estado. 


“Quero cumprimentar todos os organizadores deste belo evento. O desfile é uma forma de honrar as tradições gaúchas e valorizar os guerreiros e batalhadores que fizeram desta terra um orgulho para todos nós. Todos os gaúchos estão de parabéns neste dia”, ressaltou Cairoli. 

Mais de 1,5 mil cavalarianos, representantes de 73 entidades tradicionalistas, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e estudantes do Colégio Tiradentes de Porto Alegre, participaram do desfile.

O trajeto, que começou às 10h, percorreu a Avenida Edvaldo Pereira Paiva, no sentido bairro-Centro, em direção à Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. 


Para o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Callegaro, “é algo que nos engrandece mais ainda, porque estamos mantendo viva a tradição do 20 de Setembro. Desfilamos aqui o nosso orgulho de ser gaúcho, o pertencimento que temos de nossa identidade regional, nossa cultura, nossa tradição, a identificação que todos os gaúchos têm com o seu estado, sua terra, seu hino e com seus costumes”, destacou. 

A cerimônia de encerramento dos festejos farroupilhas, com a extinção da Chama Crioula, está prevista para as 19h30, no palco principal do Parque Harmonia, em Porto Alegre. 

20 de Setembro 


A Revolução Farroupilha foi um dos mais longos e significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo os mais diversos segmentos sociais na Guerra dos Farrapos contra o Império, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em março de 1845. Por isso, as comemorações dos festejos farroupilhas resgatam a história da data, que se tornou um momento especial de culto às tradições gaúchas, mobilizando grande parte da população do estado.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAR 2024
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAR 2024BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉ