Geral

Produtores de arroz do RS já semearam 26,16% da área prevista


Compartilhe:
22/10/2017 - 10h38min Taís Forgearini/Ascom Irga / Foto: Divulgação/Granja Grill Corrigir

Granja Grill, de Arroio Grande (foto), foi uma das primeiras a começar a semear

Os produtores do Rio Grande do Sul semearam até o momento 282.088 hectares de arroz ou 26,16% do total previsto de 1.078.279ha para a safra 2017/2018. O levantamento foi produzido pela Seção de Política Setorial do Instituto do Rio Grande do Sul (Irga), com base nos dados colhidos junto aos produtores pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) e os Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates).

A região mais adiantada até o momento é a Fronteira Oeste, com 154.450 hectares (48,74%) de área plantada, seguida pelas regionais da Zona Sul, com 54.112 ha (31,1%); Planície Costeira Interna, 27.311 ha (18,63%); Campanha, com 26.022 ha (15,98%); Central, 11.958 ha (8,3%); e Planície Costeira Externa, com 8.235 ha (6,12%).

Com a menor área semeada até o momento, a região da Planície Costeira Externa abrange os Nates de Capivari do Sul, Mostardas, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Torres e Viamão. Essa região, tradicionalmente, inicia o plantio um pouco mais tarde em relação às demais, começando a semeadura normalmente no final de setembro. Porém, o principal fator que tem inviabilizado o avanço do plantio na Planície Costeira Externa envolve o clima chuvoso. 

Por ser uma região rica em água, há uma maior dificuldade na drenagem das águas das chuvas, deixando assim os principais canais cheios. De acordo com o coordenador regional da Planície Costeira Externa do Irga, engenheiro agrônomo Vagner Martini dos Santos, para o arroz pré-germinado o clima não interfere, mas esse tipo de cultivo representa apenas em torno de 10% da área total destinada. Desde o início do mês a janela de abertura (clima favorável para o plantio) foi muito apertada.

“Os produtores estão atentos às condições climáticas, com os equipamentos prontos para retomar a semeadura do grão. A previsão é de que o tempo firme, ocasionando uma janela maior para semear. Nessas condições favoráveis, o plantio pode chegar à metade até dia 15 de novembro e cerca de 80% até o fim de novembro. Caso o tempo não permaneça seco, a perspectiva é de que o plantio não passe de 40% até o dia 15”, acrescenta Vagner dos Santos. 

A tabela completa com a evolução da semeadura do arroz no estado está disponível no site do Irga (clique aqui para acessar).

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉAFUBRA MAR 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARESAABBTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERAS