Geral

Irga orienta produtores a melhorar a semeadura do arroz em condições adversas


Compartilhe:
22/10/2017 - 10h42min Ascom Irga / Foto: Divulgação/Irga Corrigir

Condições adversas à semeadura ocasionam atraso na área semeada nesta safra

As condições adversas à semeadura das lavouras de arroz no Rio Grande do Sul, que persistem desde o início da época recomendada, estão ocasionando um atraso na área semeada nesta safra. Por meio deste boletim, Instituto Riograndens do Arroz (Irga) oferece informações da tendência do tempo e das práticas de manejo que possam auxiliar os produtores na tomada de decisão para uma melhor e mais rápida implantação das lavouras.

Para fins de análises, citamos os municípios de Camaquã, Santa Maria, Pelotas, Porto Alegre, Torres e Uruguaiana, representando as seis regiões orizícolas. Estas previsões valem para toda a Metade Sul do estado, pois nessa época as chuvas ainda são comandadas pelas frentes frias, que possuem precipitações mais generalizadas e homogêneas.

1. Condição do tempo no curto e médio prazo

Analisando as previsões de alguns centros de meteorologia (Somar Meteorologia, Climatempo e Yr) observa-se que as chuvas ainda persistirão nos próximos dias no Rio Grande do Sul.

A previsão de precipitação vale para até sete dias. Após esse período ela é analisada como tendência. Outro fator a ser levado em conta é a confiabilidade das previsões. Previsão do tempo de um a cinco dias tem sua confiabilidade diminuindo de 100% para 70%.

Previsão para o período de 17 a 30 de outubro

Conforme gráfico abaixo, existe previsão de chuva, com alta confiabilidade, para a semana de 18 a 21 deste mês, com volume de precipitação acumulado em torno 80mm a 100m mm para todo o estado.

A partir deste domingo (22) até o outro (29) o tempo fica estável, ou seja, provavelmente teremos uma janela de semeadura de quatro a cinco dias.

Tendência para 31 de outubro a 15 de novembro

Com base nos institutos de meteorologia, existe a expectativa de chuva, com volume moderado a alto (80 a 100 mm), entre o final de outubro e a primeira semana de novembro. A partir de 5 de novembro o tempo seca novamente, indicando uma última janela de semeadura dentro da época recomendada, entre os dias 10 e 15 de novembro.

2. Quais práticas de manejo se pode adotar?

O Irga recomenda algumas ações de manejo que visam a aumentar as oportunidades de semeadura:

Revisar e desobstruir os canais de drenagem interna e externa, dando preferência aos talhões de mais fácil drenagem;

Revisar bueiros e pontilhões que podem estar danificados ou impedindo o fluxo das águas;

Havendo necessidade, melhorar o sistema de drenagem interno dos talhões, com uso de valetadeira rotativa ou rodas de ferro;

Planejar a logística para aumentar a área semeada por dia, aproveitando ao máximo a janela de semeadura;

Priorizar o processo de semeadura, pois a plantadeira operando apenas com semente pode aumentar em 30% a área semeada diariamente. Neste caso, o adubo pode ser aplicado posteriormente a lanço, antes ou junto com a aplicação de uréia no seco.

Material disponível para download: Circular Técnica: Orientações para a semeadura do arroz

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCÂMERAS