Esportes

Grêmio perde para o Barcelona na Arena, mas confirma vaga na final da Libertadores


Compartilhe:
01/11/2017 - 23h59min Correio do Povo / Foto: Fabiano do Amaral Corrigir

Tricolor enfrentará o Lanús, da Argentina, na busca pelo tri da América

Foi com mais sofrimento que a torcida esperava, mas o Grêmio está na final da Libertadores da América. O time de Renato Portaluppi não teve uma boa atuação na noite desta quarta-feira (1º) e acabou derrotado pelo Barcelona de Guayaquil por 1 a 0 com gol de Jonathan Álvez. O resultado, no entanto, foi favorável para o Tricolor por conta da goleada de 3 a 0 no Equador. 

O Grêmio, assim, vai para a sua quinta final de Libertadores. O adversário será o surpreendente Lanús, que eliminou o River Plate na noite dessa terça-feira. O time argentino chega pela primeira vez na decisão do principal torneio continental.

As finais da Libertadores serão nos dias 22 e 29 de novembro. Diferente do que ocorreu até aqui na competição, o Grêmioirá jogar a primeira partida da decisão na Arena. O jogo final será na casa do Lanús, o estádio La Fortaleza. 

O jogo 

Sem poder contar com Lucas Barrios, que sofreu um estiramento muscular e foi vetado pelo departamento médico, o técnico Renato Portaluppi optou por escalar Cícero na função de centroavante. A mudança não alterou o posicionamento tático do Grêmio, que com a vantagem de 3 a 0 obtida em Guayaquil, apostou em uma estratégia de arriscar pouco e esperar o Barcelona. 

Precisando de pelo menos três gols para levar a decisão para os pênaltis, o Barcelona teve a iniciativa do jogo desde os primeiros minutos. O time, no entanto, tinha dificuldade para encontrar espaços na defesa do Grêmio. 

Com menor posse de bola, o Grêmio praticamente não correu riscos nos primeiros 30 minutos. O problema foi que o Barcelona foi certeiro em sua primeira finalização – e única no primeiro tempo. Aos 32, Marcos Caicedo recebeu na entrada da área, passou por Geromel e cruzou. A bola ainda desviou no caminho e sobrou livre para o centroavante Jonathan Álvez, que dominou e bateu sem chances para o goleiro Marcelo Grohe. 

O Grêmio até mostrou poder de reação rápido após o gol e quase marcou no lance seguinte. Aos 35, Fernandinho foi à linha de fundo e cruzou na medida para Cícero, que apareceu posicionado como centroavante, mas não teve a eficiência de um 9 e cabeceou para fora. 

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Grêmio mostrou nervosismo e se desorganizou em alguns momentos. O Barcelona, no entanto, não aproveitou. O time equatoriano insistiu em cruzamentos, que foram tirados pela defesa gremista. 

As duas equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo. Se não mexeu em nomes, o técnico Renato Portaluppi mudou a postura do Grêmio. O Tricolor iniciou a etapa final tomando a iniciativa do jogo. 

Em desvantagem de 3 a 1 no placar global, o Barcelona não podia apenas esperar o Grêmio e também saiu em busca do gol. E ele quase veio aos 9 minutos, quando Esterilla recebeu na entrada da área, girou e chutou e acertou a trave esquerda de Marcelo Grohe, que pulou e não alcançou a bola. 

Logo após o Barcelona acertar a trave, Renato fez a primeira mudança no Grêmio. Everton foi chamado para entrar no lugar de Fernandinho. Guillermo Almada também mexeu no Barcelona com Ayovi no lugar de Esterilla. 

Com os dois times buscando o gol, o jogo ficou aberto e a bola passou a parar pouco no meio-campo com jogadas mais diretas. Em um lance assim, o Grêmio quase marcou aos 21 minutos. Arthur fez a ligação rápida para Cícero, que invadiu a área, mas chutou em cima do goleiro Banguera, que ainda soltou a bola, mas conseguiu fazer a defesa em dois tempos. O gol perdido foi o último lance de Cícero, que em seguida saiu para a entrada de Jael. 

Com o tempo passando, o Barcelona foi sentindo o ritmo mais intenso da partida. Mostrando cansaço, o time equatoriano já não conseguia mais chegar ao gol de Grohe e o Grêmio passou a dominar a partida e a encontrar espaços. 

Luan teve boa chance para marcar aos 26 minutos, quando recebeu livre na entrada da área e arriscou o chute, mas mandou para fora. No minuto seguinte, ele novamente teve espaço e serviu Edílson. O lateral bateu cruzado, a bola desviou na marcação e quicou dentro da pequena área, mas não apareceu ninguém para finalizar. 

A grande chance do Grêmio, porém, veio aos 32 minutos. Cortez foi a linha de fundo e cruzou para Jael. O centroavante subiu bem e cabeceou no canto direito de Banguera, a bola bateu na trave e saiu pela linha de fundo tirando o “uh” da torcida na Arena. 

Faltando 10 minutos para o fim da partida, Guillhermo Almada mandou a campo o centroavante Ariel na tentativa de apostar nos cruzamentos para tentar um gol que deixaria os equatorianos ainda vivos na busca pela vaga na final. A chance para esse gol não veio. Mesmo sem uma grande atuação, o Grêmio confirmou a classificação para enfrentar o Lanús na final da Libertadores da América. 

Libertadores 2017 - Semifinal

 

Grêmio - 0

Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Jaílson, Arthur (Michel) Ramiro, Luan e

Fernandinho (Everton); Cícero (Jael). Técnico: Renato Portaluppi 

Barcelona - 1

Banguera; Velasco, Jefferson Mena, Xavier Arreaga e Beder Caicedo; Oswaldo Minda, Matías Oyola; Ely Esterilla (José Ayovi), Damían Díaz (Ariel) e Marcos Caicedo (Erick Castillo); Jonathan Alvez. Técnico: Guillermo Almada. 

Gol: Jonathan Alvez (32min/1ºT)

Cartões amarelos: Edílson, Kannemann (GRE); Ely Esterilla, Arreaga (BAR)

Arbitragem:  Roberto Tobar, auxiliado por Carlos Astroza e Christian Schiemann (Chile)

Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS).

MAIS NOTÍCIAS

AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)