Política

Vereador do PDT apresenta projeto de isenção da passagem para idosos em Dom Feliciano


Compartilhe:
08/11/2017 - 23h06min Redação / Foto: Divulgação/Ilustração Corrigir

O Vereador Luiz Waclaw Lempek Maliszewski, mais conhecido por vereador professor Cacau apresentou na Sessão ordinária, na última segunda-feira (6), o projeto de Lei 019/2017 que dispõe sobre a isenção do pagamento de tarifa de transporte coletivo de passageiros no âmbito do município de Dom Feliciano, aos usuários com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos e dá outras providências.

“Mesmo a isenção sendo limitada a dois passageiros por veículo, esse projeto irá colaborar com o público da terceira idade que precisa se deslocar até a cidade, muitos aposentados têm seu salário defasado e muitas vezes gastam na maior parte em medicamentos e depois de tanto contribuírem com a sociedade, nada mais justo do que retribuir com direitos que melhorem sua qualidade de vida”, diz Cacau ao Blog do Juares.

O projeto foi lido e está no prazo para apresentação de emendas e deverá ir a votação nos próximos dias.

Abaixo Projeto na íntegra.

“DISPÕE SOBRE A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE TARIFA DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE DOM FELICIANO, AOS USUÁRIOS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 65 (SESSENTA E CINCO) ANOS E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Art. 1º - Nos termos do § 3º, do art. 39 da lei 10.741/03 (Estatuto do Idoso), ficam isentos do pagamento da tarifa de transporte coletivo de passageiros, os usuários com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos.

Art. 2º - Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente documento pessoal com foto que faça prova de sua idade.

Paragrafo Primeiro – A isenção será limitada a 02 (dois) passageiros diários por veículo.

Art. 3° - O ingresso do usuário dar-se-á pela porta dianteira do veículo.

Art. 4º - O descumprimento da presente lei acarretará a empresa de transporte coletivo multa de 10 (dez) salários mínimos, sendo cobrado em dobro nas reincidências.

Art. 5° - Caberá aos órgãos competentes fiscalizar e zelar pelo cumprimento da presente lei.

Art. 6º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Bancada do Partido Democrático Trabalhista – PDT, 06 de novembro 2017.

JUSTIFICATIVA

O art. 39 do Estatuto do idoso vem de encontro ao que estabelece o § 2º do art. 230 da Constituição Federal e com base no § 3º, art. 39 da referida lei, cabe aos municípios complementar este benefício aos idosos que merecem toda atenção, respeito e empenho desta Casa de Leis.

A classe idosa muito contribuiu para a sociedade por toda a vida e agora que chega em sua “melhor idade”, nada mais justo que a sociedade conceder-lhes direitos que assegurem que tenham uma melhor qualidade de vida.

Vale ressaltar que a presente lei se respalda ainda no inciso II do art. 30 da Constituição Federal.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)