Esportes

Com gol de Kannemann, Grêmio vence o São Paulo pelo Brasileirão


Compartilhe:
15/11/2017 - 22h40min Correio do Povo / Foto: Ricardo Giusti Corrigir

Duelo de tricolores teve dois tempos distintos na Area

O Grêmio teu um passo importante para garantir o vice-campeonato brasileiro. Na noite desta quarta-feira (15), o Tricolor bateu o São Paulo por 1 a 0 na Arena, pela 35ªrodada, e abriu, pelo menos momentaneamente, quatro pontos para o Palmeiras. O gol da vitória foi marcado pelo zagueiro Kannemann. 

Com a vitória, o Grêmio vai a 61 pontos e praticamente se garante no G4 do Campeonato Brasileiro, que vale vaga direta na Libertadores de 2018. O Tricolor volta a campo no domingo, às 19h, para encarar o Santos na Vila Belmiro. Nesta partida, o técnico Renato Portaluppi vai escalar uma equipe toda reserva em razão do jogo de ida da final da Libertadores com o Lanús na próxima quarta-feira. 

Grêmio domina o primeiro tempo 

No último jogo do time titular do Grêmio antes da final da Libertadores da América, o adversário foi um bom teste para a equipe de Renato Portaluppi. Depois de passar várias rodadas na zona de rebaixamento, o São Paulo vinha em ascensão e prometia encarar o time gaúcho na Arena. Mas não foi bem isso, o que aconteceu no primeiro tempo. 

Os primeiros 45 minutos foram de jogo de ataque contra defesa. Sempre com muitos jogadores próximos da sua área, o São Paulo tratou de tentar segurar o empate. E fez isso até bem. Mesmo com o Grêmio pressionando, as chances de gols não foram muitas, para o Tricolor Gaúcho. A primeira finalização no gol veio com Ramiro apenas aos 29 minutos, em chute de fora da área que Sidão defendeu. Um pouco antes, o goleiro do São Paulo tinha trabalhado em bola desviada contra o próprio gol pelo lateral Edimar, que ele pulou para fazer a defesa. 

O Grêmio seguiu pressionando e chegou ao gol aos 33 minutos. E foi em uma jogada que envolveu seus dois zagueiros. Edílson ficou com o rebote após Sidão dar um soco na bola no escanteio e tocou para Geromel, pela direita. O camisa 3 cruzou, Arboleda fez o corte, mas a bola bateu em Kannemann e só parou no fundo do gol, 1 a 0. 

Somente após o gol gremista que o São Paulo conseguiu sua primeira finalização certa na partida. Aos 40 minutos, Hernanes bateu da entrada da área, mas fraco e Marcelo Grohe fez a defesa sem muita dificuldade. O Tricolor Paulista ainda mostrou nervosismo com a atuação ruim. O próprio Hernanes levou amarelo após falta dura em Luan. Antes do intervalo, Rodrigo Caio deu um pisão em Kannemann, mas escapou de levar o cartão porque o árbitro Rodolpho Toski Marques não viu o lance. 

São Paulo domina o segundo tempo e Grohe salva no final 

O segundo tempo teve uma mudança na postura dos dois times. O São Paulo, que voltou com Lucas Fernandes no lugar de Maicosuel, adiantou suas linhas e passou a ter a iniciativa da partida. O time paulista chegou a ter 75% de posse de bola na primeira parte da etapa final, mas tinha dificuldade para entrar na área do Grêmio. 

Com menos posse de bola, mas com um jogo mais direto, foi o Grêmio quem teve a primeira oportunidade do segundo tempo. Em uma jogada combinada pelo lado direito, Edílson bateu cruzado e Sidão deu rebote. A bola caiu nos pés de Ramiro, que bateu e o goleiro são-paulino mostrou muito reflexo para fazer a defesa e impedir o segundo gol gremista. 

O Grêmio ainda chegou mais uma vez com perigo aos 16 minutos, quando Cortez invadiu a área e bateu cruzado, mas Rodrigo Caio apareceu já dentro da pequena área para dar o carrinho e desviar a bola para fora. 

Com o cronômetro chegando aos 25 minutos, o técnico Renato Portaluppi fez as primeiras mudanças na equipe. Fernandinho e Barrios saíram para entradas de Everton e Jael. Dorival Júnior respondeu com Júnior Tavares no lugar de Patros. Logo após as trocas, Lucas Pratto recebeu dentro da área e bateu cruzado vencendo Marcelo Grohe, mas o lance foi anulado por impedimento do centroavante argentino. 

O São Paulo voltou a levar perigo aos 34 minutos, quando Lucas Fernandes recebeu lançamento de Júnior Tavares às costas da zaga do Grêmio e cabeceou para defesa de Marcelo Grohe. A reposta gremista veio no lance seguinte em jogada de Everton, que tabelou com Kannemann e chutou já caído, mas Sidão apareceu bem para dar um tapa na bola. 

Nos minutos finais, Dorival Júnior foi para o tudo ou nada e mandou o atacante Gilberto a campo no lugar do lateral-direito Araruna. Quase deu certo. A última chance do empate veio com Lucas Pratto. Aos 47 minutos, ele invadiu a área gremista e bateu cruzado com a perna esquerda, porém Marcelo Grohe fez uma grande defesa para impedir o gol e garantir a vitória que praticamente confirma o Grêmio no grupo de classificados à próxima edição da Libertadores. 

Brasileirão – 35ª rodada 

Grêmio - 1

Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Ramiro (Michel), Luan e Fernandinho (Everton); Barrios (Jael). Técnico: Renato Portaluppi 

São Paulo - 0

Sidão; Araruna (Gilberto), Rodrigo Caio, Arboleda e Edimar; Jucilei, Petros (Júnior Tavares), Hernanes e Maicosuel (Lucas Fernandes); Marcos Guilherme e Pratto. Técnico: Dorival Júnior 

Gol: Kannemann (33min/2ºT)

Cartões amarelos: Fernandinho (GRE); Jucilei, Arboleda, Hernanes (SP)

Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR)

Auxiliares: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉAABB
TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)