Polícia

Lula diz que América Latina já derrotou neoliberalismo e que voltará a vencer


Compartilhe:
18/11/2017 - 00h12min Agência EFE / Foto: Paulo Whitaker/Reuters Corrigir

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os países da América Latina já derrotaram o neoliberalismo no passado e que voltarão a fazer isso, em ums mensagem de voz que foi divulgada nesta quinta-feira em Montevidéu durante uma grande passeata pela democracia.

"Em todos nossos países já derrotamos uma vez o projeto neoliberal e não tenho dúvida que seremos capazes de derrotá-lo novamente", declarou Lula, que em um primeiro momento tinha confirmado presença no "Encontro Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo", que acontece hoje na capital uruguaia, mas acabou cancelando a visita dias atrás.

"Seguiremos combatendo no Brasil, no Uruguai e em toda América Latina, fortalecidos pela magnífica mobilização", acrescentou o ex-presidente.

Lula destacou que os países da América Latina lutaram juntos "para derrotar as ditaduras militares do continente" e "os desastrosos governos neoliberais das décadas de 80 e 90", e que conseguiram vencê-los.

"Movimentos sindicais, movimentos sociais e partidos progressistas foram construindo as grandes vitórias populares da última década. Os governos progressistas da região, em estreita sintonia com os movimentos populares, resolveram promover grandes transformações econômicas, sociais e culturais conquistando uma dignidade inédita para nossos povos", completou.

Lula comentou que a América Latina "passou a falar com uma só voz soberana e democrática" no mundo e que, por isso, "poderosos interesses de estrangeiros" têm se voltado agora contra eles.

Nesse sentido, disse que o Brasil viveu "um violento golpe contra a democracia" com a destituição no ano passado da ex-presidente Dilma Rousseff, e que o PT e as forças políticas do movimento de esquerda do país sofrem uma "perseguição sistemática".

O ex-presidente brasileiro denunciou também um "desmonte das políticas dos governos Kirchner na Argentina" e um "sítio brutal ao povo e ao governo venezuelano", que "mostrou que as velhas e novas caras do neoliberalismo exigem uma forte resistência".

"O mesmo vale para os tremendos ataques de direitistas e reacionários do Uruguai, do Equador e da Bolívia, entre outros", continuou.

Por tudo isso, indicou que as "lutas que o movimento sindical e os movimentos sociais são absolutamente necessárias contra o neoliberalismo, as forças conservadoras nacionais e contra o retrocesso".

"Em defesa da nossa soberania e de formas autônomas, participativas e solidárias de integração não permitiremos que o autoritarismo volte a prevalecer no continente", concluiu Lula.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCÂMERASSUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)