Geral

Escolas de Arambaré, Camaquã, Porto Alegre e Jaguarão sediarão palestras do projeto Sine na Escola


Compartilhe:
22/11/2017 - 17h09min scom FGTAS / Foto: Juares da Luz/AcervoJan2016/BJ Corrigir

Em Camaquã, a palestra será realizada no dia 27 no Ciep

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) promoverá palestras sobre o mundo do trabalho para estudantes, a partir de 14 anos, da rede estadual de ensino de Arambaré, Camaquã, Jaguarão e Porto Alegre. A iniciativa integra o projeto Sine na Escola, que está previsto no Acordo de Resultados 2017. Confira, a seguir, a agenda:

Quinta-feira (23 de novembro)

· Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Edgar Luiz Schneider – 9h

Segunda-feira (27 de novembro)

· Camaquã:
Escola Estadual de Ensino Médio Vereador José Adão de Assis Barbosa – 9h

· Jaguarão:
Escola Estadual de Ensino Médio Hermes Pintos Affonso – 10h
Instituto Estadual de Educação Espírito Santo – 10h

Quarta-feira (29 de novembro)

· Arambaré:
Escola Estadual de Ensino Médio Donário Lopes – 9h e 19h

O projeto objetiva divulgar informações sobre as formas de inserção no mercado de trabalho, com ênfase na importância da formalidade contratual e nas formas autônomas e empreendedoras de ocupação; orientar sobre a preparação de currículos e para entrevistas de emprego, bem como apresentar os programas e serviços oferecidos pela FGTAS, como intermediação de mão de obra, encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além do Vida Centro Humanístico e do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA).

O planejamento do projeto é de responsabilidade do Departamento de Acompanhamento da Rede de Atendimento (Dara) e a supervisão, do Departamento de Relações com o Mercado de Trabalho (DRMT) da FGTAS. O coordenador do Dara, Ademilson Arruda, palestrou na última segunda-feira, 21 de novembro, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nehyta Martins Ramos, juntamente com a coordenadora da Agência FGTAS/Sine TudoFácil Centro, Olga de Oliveira.

“A palestra contou com a participação de cerca de 40 estudantes, do 7º, 8º e 9º ano, com idades a partir de 14 anos. A escola nos recebeu muito bem e os alunos também estavam interessados e participaram da atividade, fazendo perguntas e relatando experiências pessoais com entrevistas de emprego”, relatou o coordenador. Os temas que geraram o maior número de perguntas dos estudantes foram documentação para o encaminhamento da Carteira de Trabalho e comportamento em entrevista de emprego. A solicitação da palestra e da presença do Sine Móvel da FGTAS na escola foi feita pela Fundação de Proteção Especial (FPE), responsável pela execução de medidas de proteção e promoção dos direitos fundamentais da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social. A escola funciona ao lado de um abrigo da FPE, assim como a instituição educacional que sediará a palestra na próxima quinta-feira, 23 de novembro.

Entre os assuntos abordados nas palestras estão: cidadania, tipos de contrato de trabalho, classificação brasileira de ocupações, reforma trabalhista, preparação e dicas para entrevista, elaboração de currículo e serviços e programas da FGTAS.
O coordenador da Agência de Desenvolvimento Social (ADS) de Camaquã, Gildo da Silva, que palestrará nas escolas de Camaquã e Arambaré, nos dias 27 e 29 de novembro, respectivamente, afirma que o projeto fornece aos estudantes as primeiras noções e orientações sobre o mundo do trabalho, além de contribuir para a criação de uma consciência crítica de cidadania e oportunizar o conhecimento dos direitos e deveres.

Acordo de Resultados

O projeto Sine na Escola está previsto no Acordo de Resultados. Assinado por todas as secretarias e vinculadas, o Acordo consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão. Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARES