Política

Pré-candidato ao governo do RS, Jairo Jorge percorre a Região Centro Sul


Compartilhe:
23/11/2017 - 11h33min Luciene Machado / Foto: Divulgação Corrigir

Depo​​is de oficialmente indicado pelo PDT​, como pré-candidato ao governo do Estado​, no início de outubro, o ex-prefeito de Canoas,​ Jairo Jorge segue a caminhada pelo Interior. Ele está conhecendo as dificuldades e potencialidades de cada ​cidade do Rio Grande do Sul​, traçando uma radiografia realista das regiões. "Existem muitos Rio grandes dentro do Rio grande e eu quero acompanhar​ de perto, a realidade de cada um", lembra Jairo Jorge​.​

Ele já conheceu 286 municípios e pretende visitar tod​as as cidades do RS até ​meados do ano que vem. Em cada um dos locais, o pré-candidato planta uma árvore, simbolizando uma semente de esperança em dias melhores.​

Em algumas cidades-pólo das regiões, promove o Seminário "O Rio Grande tem Solução". Serão 50 seminários até junho. Neste momento, dialoga com a sociedade, entidades, comunidade, profissionais liberais, associações, universidades, escolas, a fim de levantar as potencialidades e onde o município quer melhorar. "O Rio Grande que queremos é o mesmo, mas cada região tem suas particularidades. Precisamos voltar a crescer e gerar empregos, educação e segurança para nossa gente", disse ele no 6º seminário realizado em Tapejara.

Além de reuniões com lideranças, plantio de uma espécie de árvore nativa em cada cidade, 1 a 2 seminários por região, tem apresentado a proposta de criação de um escritório regional em cada Corede. ​

Nos dois últimos meses, Jairo Jorge cumpriu roteiros nas regiões ​do Vale do Taquari​, Alto do Jacui, Centro Sul​, e Região Nordeste.

Confira onde Jairo Jorge estará ​neste final de semana:​

24/11 - Sexta-feira

Camaquã​ (já plantou uma figueira - foto)​, Mariana Pimentel, Barra do Ribeiro e São Jerônimo.

25/11 - Sábado

​Relvado, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Putinga, Ilópolis e Arvorezinha.

18h - Arvorezinha, onde ocorrerá o Seminário RS tem solução, na Câmara de Vereadores - R. Agromate, Arvorezinha.​​

Conheça um pouco mais sobre Jairo Jorge​

​Quando vereador em Canoas, foi autor da lei do passe livre para idosos com 60 anos. ​

Como secretário Executivo do Ministério da Educação, foi um dos criadores do Prouni e Fundeb.

Com 77,8% de aprovação em Canoas. Foi considerado o prefeito mais bem avaliado do RS em 2015.

De cidade mais perigosa da Região Metropolitana, Canoas passa a destaque em boas práticas de prevenção à violência.

Entregou aos canoenses duas obras a cada semana, durante 8 anos em que foi prefeito. Total de 835 obras.

Construiu 14 escolas e fixou o salário inicial do professor em R$ 4.214,34.

• Jairo Jorge é jornalista, formado pela UFRGS. Trabalhou na TV Educativa, TV Guaíba, Rádio Bandeirantes, Ulbra TV, Rede Record e Discovery Kids. Atualmente conduz o programa Domínio Público, na TVUrbana.

• Aos 22 anos, Jairo Jorge foi candidato a prefeito de Canoas, o mais jovem do Brasil nas eleições de 1985. Elegeu -se vereador de Canoas, um dos mais votados do Estado em 1988.

​ Foi autor da lei que reconheceu o Sindicato dos Municipários e da lei do passe livre para idosos com 60 anos. ​​ ​

• Foi secretário executivo do Ministério da Educação e como vice-ministro ocupou interinamente a pasta. Foi um dos autores do ProUni, Fundeb, Prova Brasil e um dos coordenadores da implantação da Unipampa, do campus de Palmeira das Missões e o de Frederico Westphalen pela UFSM e da UFFS. Atuou também como pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Ulbra.

• Prefeito de Canoas de 2009 a 2016, foi reeleito com 71,27% dos votos numa coligação de 17 partidos e elegendo 20 dos 21 vereadores da cidade. Canoas passou a ser reconhecida no Brasil e no Mundo, recebendo 57 prêmios internacionais, nacionais e estaduais.

•Acabou com as filas nos Postos de Saúde e construiu 5 UPAs, tendo a primeira UPA do Idoso do país.

• Na segurança implantou um moderno Centro de Monitoramento com 180 câmeras, reduzindo em 18% os homicídios, enquanto no estado cresceu 56% no mesmo período.

• Educação como prioridade. Construiu 14 escolas, implantou o tempo integral e criou um novo plano de carreira com piso de R$ 4.214,34 para os professores.

• No desenvolvimento, criou o Escritório do Empreendedor, reduziu impostos e trouxe 19.808 novas empresas para cidade, aumentando o Índice do ICMS de 3,99 para 7,09, o segundo maior do Rio Grande do Sul. Em oito anos, triplicou o Orçamento de Canoas.

• Manteve até o final do seu mandato uma aprovação superior a 75%. Em pesquisa realizada pelo Instituto Methodus e publicada no Correio do Povo em 2015, Jairo Jorge foi o prefeito mais bem avaliado do Estado com 77,8% de aprovação.

• Coordenou pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) o Projeto RS 2030, ouvindo mais de 1.500 lideranças nos municípios e apresentando soluções para a crise do Rio Grande do Sul.​

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA BOM PASTORAABBCÂMERAS