Esportes

Com gol de falta, Grêmio perde para o Real Madrid e fica com vice-campeonato no Mundial de Clubes


Compartilhe:
16/12/2017 - 17h36min Correio do Povo / Foto: Ricardo Giusti Corrigir

Cristiano Ronaldo, de falta, marcou o gol que deu ao time espanhol o sexto título

Todo mundo sabia que era uma tarefa árdua e hercúlea derrotar o Real Madrid. O Grêmio não se intimidou. Enfrentou com garra e força, marcas do Tricolor. Valentia até o apito final. Porém, o time espanhol se impôs com naturalidade e conquistou, neste sábado, 16 de dezembro de 2017, em Abu Dhabi, o sexto título mundial. O Real é bicampeão consecutivo. Cristiano Ronaldo, de falta, aos 7 minutos do segundo tempo, marcou o gol da vitória do time espanhol.  Não faltou garra, mas qualidade técnica ofensiva. Errou passes demais, não conseguiu sair do campo defensivo. Luan foi apático, Fernandinho, lento. Edílson e Cortez travados. O vice-campeonato mundial, porém, não é demérito. O grupo do Grêmio mostrou ao seu torcedor ao longo do ano que pode, sim, continuar dando alegrias e empilhando conquistas como a Copa do Brasil do ano passado e o TRI da Libertadores da América em novembro passado. Final de temporada, desgaste físico e mental, desfalques, tudo, somado com a abissal diferença entre os times, faz com que o Grêmio volte dos Emirados Árabes sem o bicampeonato mundial. 

Início promissor vira fumaça

O Grêmio surpreendeu o Real Madrid nos primeiros cinco minutos. Adiantou a marcação e pressionou a saída de bola do todo-poderoso time espanhol. Os meias e volantes do Tricolor mordiam, fechavam os espaços e forçavam o erro da equipe de Zidane. Porém, quando teve a bola, o Grêmio não conseguiu entrar na área, realizar um jogada, disparar um chute. O Real, então, viu que não tinha motivo para se assustar e foi, com a categoria de Casemiro, Modric, Kroos e Isco, fugindo do aperto e avançando em bloco. Retomaram a posse de bola e ficaram com ela praticamente até o apito final em busca de uma brecha. 

Kannemann e Geromel foram perfeitos. Geromel, logo de cara, chegou firme em Cristiano Ronaldo. Deu o recado. O capitão gremista acertou todos os lances. Impecável. Kannemann, outro guardião. Firme, não se intimidou com Benzema. O Real não acelerou o jogo para impedir espaços na defesa. Com isso, o Grêmio, que já errava muitos passes, não teve um contragolpe para tirar Navas da tranquilidade em que assistiu ao jogo. O Grêmio sofria. Era atacado. Envolvido. Pressionado. Mas suportou com frieza. Os jogadores do time espanhol se deslocavam e faziam triangulações pelos dois lados do campo. Aos 13 minutos, Casemiro faz um cruzamento da esquerda. Varane, que deixou a zaga para virar atacante, entrou sozinho, no único descuido da zaga gremista. Por sorte não chegou na bola. A equipe de Renato não tinha tempo de respirar e tocar a bola. Pois ela ficava o tempo todo com o Real. Luan, apagado, meio sonolento, errava toques curtos e não tentou uma jogada em profundidade. Aos 16, outra vez o Real Madrid rondando a área. Kroos brigou pela bola no chão. O meia alemão deixou ela açucarada para Cristiano Ronaldo. O melhor do mundo bateu rasteiro, à direita de Marcelo Grohe.

Modric, aos 19, parte para cima de Edílson e cruza. Carvajal pega de primeira. E lá estava Geromel. Ele ergue a perna, que parece de borracha, e evita o gol. O Tricolor estava acuado. Aos 23 Modric recebeu de Marcelo, driblou Michel e chutou à esquerda de Grohe. Aos 34, Kroos tentou driblar Geromel. O capitão gremista desarmou com técnica perfeita. Dois minutos depois, mais Real. Isco achou Marcelo livre na linha de fundo. O lateral cruzou com veneno. Carvajal batu cruzado e Jailson fez o corte preciso. Na sequência, a bola espirrada ficou com Cristiano Ronaldo. Ele se preparava para ajeitar e passar ao companheiro quando, como um tanque, Kannemann dá um carrinho e manda para longe. Aos 38, Cristiano Ronaldo bateu falta perigosa. A bola saiu por cima. O Real Madrid sufocava o Grêmio, que só conseguia se defender. Geromel, em mais uma grande jogada de Modric, afastou por cima e por baixo em dois lances em sequência. 

1 chute no gol

O Grêmio teve uma única chance. Edílson, de falta, aos 27, mandou uma paulada. Tirou tinta. E fo só. 

Mesmo filme no 2º tempo

Renato não mexeu no time. O Real não mexeu na sua postura. Foi para cima do Grêmio. Aos 6 minutos, Cristiano Ronaldo é derrubado perto da área. Ele bateu e a barreira abriu. A bola passa no meio e vai no canto de Grohe, que não teve tempo de chegar nela: 1 a 0. Um minuto antes ele já havia tido uma chance. Livre na frente da área, bateu forte. A bola foi para fora. Muita comemoração do time e nas arquibancadas. O Grêmiou seguia errando passes e, com isso, sendo sufocado perto da área. Aos 15 minutos, Casemiro bateu forte de fora da área. Grohe fez a defesa de soco. A equipe espanhola seguiu com o total controle da partida. Trocava passes e ia para o ataque com tranquilidade. O Real Madrid impôs sua superioridade ao natural. Aos 19, Modric teve espaço para dominar, avançar e bater com efeito. Grohe espalma e a bola explode na trave.

Grêmio no jogo, um lampejo

Um minuto depois, o Grêmio, chegou na frente. Cortez foi na linha de fundo e cruzou rasteiro. O goleiro Navas saiu e segurou com facilidade. O lance deu um ânimo para o time. Avançaram e passaram a jogar com mais velocidade em contra-ataque. Foi um lampejo. Grêmio saiu, aos 24, com Luan, Fernandinho e Ramiro. O último passe saiu errado. 

Pressão total

O time de Zidane logou voltou a controlar, cadenciar e fazer a bola girar de um lado para outro. Aos 30 minutos, Benzeman recebeu na entrada da área, após passe milimétrico de Kroos. O chute saiu desviado e Marcelo Grohe segurou firme. O Real chegava com três, quatro jogadores tabelando na entrada da área. Cristiano Ronaldo, aos 36, recebeu livre dentro da área e bateu forte. Grohe faz uma grande defesa. Aos 39, Bale, chegou driblando Michel e bateu pelo alto. Grohe tirou com a ponta dos dedos.  

Tentativa de reação

O Grêmio foi para o tudo ou nada. Adiantou o time e foi para cima, mas em nenhum momento chutou contra Navas. O Tricolor até conseguiu ficar com a bola, tabelar, mas sem profundidade. O Grêmio lutou, foi valente, mas o Real Madrid mostrou o motivo de ser um time multicampeão. 

Ficha técnica 

Grêmio (0)

Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Michel (Maicon), Jailson, Ramiro (Everton), Luan e Fernandinho; Lucas Barrios (Jael).

Técnico: Renato Portaluppi. 

Real Madrid (1)

Keylor Navas; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Casemiro, Kroos, Modric e Isco (Lucas Vázquez); Cristiano Ronaldo e Benzema (Gareth Bale).

Técnico: Zinedine Zidane. 

Gol: Cristiano Ronaldo, aos sete minutos do segundo tempo.

Árbitro: César Ramos (México).

Cartão amarelo: Casemiro (Real Madrid).

Público: 41.064 torcedores.

Local: Estádio Zayed Sports City, em Abu Dabi (Emirados Árabes Unidos).

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS