Blog do Juares | Gaúchos aderem à carona para economizar em viagens

Camaquã-RS
23:42
26/04/2018

Blog do Juares | Gaúchos aderem à carona para economizar em viagens

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
ESTAMOS FORA DO AR!
Anunciantes Blog do Juares

Notícias - Geral

Gaúchos aderem à carona para economizar em viagens

11/01/2018 | 15h51 - Fonte: Thayna Cintra / Foto: Natalia Demidchick/Thinkstock
Compartilhe:

De acordo com o app de caronas BlaBlaCar, movimento quadruplicou no Rio Grande do Sul. Visitar a família é a principal razão dos caroneiros para pegar a estrada

A possibilidade de economizar nas viagens de longa distância tem atraído cada vez mais gaúchos à prática da carona solidária. De acordo com a BlaBlaCar, maior plataforma de caronas do mundo, em 2017 o movimento no estado cresceu quase quatro vezes se comparado a 2016. Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria são os municípios que mais aderiram ao aplicativo. Somadas, as caronas que têm essas cidades como ponto de partida ou chegada percorreram mais de onze milhões de quilômetros somente no ano passado.

Segundo a BlaBlaCar, o condutor que compartilha uma viagem com três pessoas no carro consegue reduzir seus custos em até 75%. Já para o passageiro, a economia depende do destino e da alternativa de transporte disponível. Uma viagem de Porto Alegre para Santa Maria de carona, por exemplo, acaba sendo oito vezes mais barata que a de avião e 40% mais econômica que um ônibus convencional. Já o trecho Santa Maria – Pelotas pode sair dezessete vezes mais barato que o avião e 50% mais barato que um ônibus convencional, se feito de carona.

Visitar a família é a razão apontada por 37% dos viajantes para pegar a estrada. É o caso de Alexandre Campos Gonçalves, de 45 anos, natural de Gravataí, e que há dois anos se mudou para Itapema, em Santa Catarina. Ele viaja com frequência para visitar os filhos na região metropolitana de Porto Alegre, e sempre utiliza a plataforma.

"Eu tenho uma história bem bonita com a BlaBlaCar. Sou cadeirante e tinha sérios problemas de depressão. Depois que eu comecei a viajar no eixo Santa Catarina - Porto Alegre, Porto Alegre - Santa Catarina para ver meus filhos de BlaBlaCar, foi uma experiência incrível. Fiz vários amigos, venci a depressão e acredito que a carona me ajudou. E agora eu tenho muitos amigos feitos durante as viagens”, afirma Alexandre.

Visitas a namorado(a)s e amigos são apontadas por 26% dos usuários do aplicativo como a razão para as suas caronas, enquanto 18% usam a BlaBlaCar para viagens de negócios, e 19% indicam outros motivos. A plataforma é mais popular entre pessoas de 25 a 35 anos (48%), seguidas pelos jovens até 25 anos (25%). Os usuários com entre 35 e 45 anos representam 19% do total, e aqueles com mais de 45 anos, 8%.

Confira abaixo os principais destinos procurados pelos gaúchos dentro do app:

A partir de Porto Alegre, os caronistas viajam para:

Florianópolis (SC)
Capão da Canoa
Caxias do Sul
Tramandaí
Pelotas

A partir de Pelotas:

Porto Alegre
Florianópolis (SC)
Santa Maria
Rio Grande
Bagé

A partir de Santa Maria:

Porto Alegre
Pelotas
Cruz Alta
Santa Cruz do Sul
Caxias do Sul

Compartilhe:

comentários