Política

Prefeito cassado de Montenegro é denunciado à Justiça pelo crime de organização criminosa


Compartilhe:
15/01/2018 - 10h57min Correio do Povo / Foto: Luiz Gaspar Leal/2016 Corrigir

Político sofreu impeachment em 2017 pelos mesmos crimes da investigação

Luiz Américo Alves Aldana, prefeito que sofreu impeachment em 2017, e outras nove pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público (MP) à Justiça Federal pelos crimes de organização criminosa, vantagens pecuniárias e de cunho político, mediante licitações fradulentas e peculato entre a prefeitura e empresas beneficiárias do esquema. Embora afastado, Aldana ainda estava no cargo.

O MP em ação com a Procuradoria de Prefeitos e a Promotoria de Justiça de Montenegro, identificaram provas de desvio de verba pública além de licitações e editais beneficentes a determinadas empresas, cujos valores estavam acima do mercado. Os donos da empresa também foram denunciados à Justiça, por terem suas empresas envolvidas nas fraudes das obras.

Segundo a denuncia, Aldana e os suspeitos teriam cometido sucessivos desvios e fraudes em licitações que beneficassem empresas envolvidas do esquema em contratos e editais referentes ao transporte escolar e obras de infraestrutura, além de contratos em obras de cunho emergencial. Um empresário e um servidor foram presos durante a ação. Segundo a investigação, o funcionário público ganhava 5% dos valores arrecadados pela construtora, por cada licitação, contrato, aditivo ou emprenho firmados entre o município de Montenegro e a construtora.

O Ministério Público entrou com pedido de bloqueio total dos R$ 13 milhões em bens do ex-prefeito e a suspensão do exercício de atividade econômica referente às empresas do investigado.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETAFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)