Geral

Qual a diferença entre drink e cocktail?


Compartilhe:
18/01/2018 - 14h27min Foto: Divulgação/Web Corrigir

Novas opções de bebidas surgem a todo o momento e com elas combinações ainda mais inusitadas: frutas, molhos, especiarias, etc. Mas como saber se a mistura resultou em um drink ou em um cocktail? A nomenclatura correta dada à bebida depende, sim, de sua composição, como explica o bartender responsável pela carta de bebidas do High Line Bar, Vinícius Gomes:

"Drink é qualquer mistura de dois ou mais ingredientes, sendo que, por regra, um deve ser alcoólico. Já o cocktail é um grupo de drinks, assim como os sours, fizzes, entre outros. Para ser considerado um cocktail, é preciso seguir a estrutura com três pilares: base alcoólica; o bitter, que na maioria das vezes se utiliza Angoustura; e dulçor, quase sempre torrão de açúcar".

Um cocktail clássico é o Old Fashioned, que leva Whiskey americano, torrão de açúcar e Angoustura Bitter, ou seja, "bebida alcoólica com o acréscimo do açúcar para dar um leve dulçor à bebida e seguir a estrutura", explica o barman. E, em relação ao drink, muitos se tornaram populares ao redor do mundo. "Como o Moscow Mule, por exemplo, que leva vodka, limão e ginger beer, ou espuma de gengibre em versões mais atuais. Ou até o Dry Martini com gim, vermute e azeitonas", conta Gomes.

As técnicas para o preparo das bebidas também são diferentes. Cocktails devem ser mexidos, seja direto no copo ou mixing glass. Já os drinks podem ser batidos em coqueteleiras, mexidos com uma colher bailarina para misturar ingredientes, ou montados, quando a bebida é feita diretamente no copo que será servido, acrescentando os ingredientes em ordem. "Mas existem diversas outras técnicas também utilizadas no preparo de drinks, como rolagem, swizzle, entre outras. Dependendo sempre do formato e composição da bebida a ser preparada", finaliza Vinícius.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
CÂMERAS
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉAABBCÂMERASTBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTOR