Geral

MUNDO: Coreias desfilam sob uma mesma bandeira na abertura dos Jogos de Inverno


Compartilhe:
10/02/2018 - 00h55min Agência EFE / Foto: EFE/EPA/Christian Bruna Corrigir

As equipes olímpicas das duas Coreias desfilaram nessa sexta-feira (9) juntas sob uma mesma bandeira pela primeira vez em 12 anos na inauguração dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyoeonChang 2018, que acontecem em território sul-coreano.

Os atletas da Coreia do Norte e da Coreia do Sul, dois países divididos desde 1945, desfilaram sob uma bandeira com a península coreana em azul sobre um fundo branco e no meio de uma sonora ovação dos 35 mil espectadores que abarrotam o Estádio Olímpico.

Os porta-bandeiras da equipe unificada, vestida de branco, foram a jogadora de hóquei sobre gelo, Hwang Chung-gum, e o piloto sul-coreano de bobsled Won Yun-jong.

Na tribuna de autoridades do Estádio Olímpico assistiram ao desfile Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, o presidente honorário da Coreia do Norte, Kim Yong-nam, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que receberam com entusiasmo a equipe unificada postos em piei.

Após o desfile, foi interpretada a tradicional canção coreana "Arirang", considerada o hino extraoficial dos dois países, com uma emocionante encenação.

A última vez que as duas Coreias, que se encontram tecnicamente em guerra há mais de 70 anos, participaram juntas de um desfile olímpico foi nos Jogos de Inverno de Turim, em 2006.

Antes, tinham feito o mesmo nas cerimônias de abertura dos Jogos de Verão de Sydney 2000 e de Atenas 2004.

Este gesto simboliza uma grande aproximação após uma década marcada pelas más relações entre os países vizinhos e o avanço do programa nuclear norte-coreano, que gerou um grave aumento da tensão na península.

Além disso, os históricos acordos alcançados em janeiro para os Jogos de Inverno ajudaram a formar uma seleção conjunta de hóquei feminino sobre gelo, uma decisão que gerou polêmica na Coreia do Sul.

Trata-se da terceira vez que uma equipe coreana unificada se apresenta em um evento esportivo, e a primeira desde 1991, ano em que as duas Coreias competiram juntas no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa no Japão e no Mundial Sub-20 de Futebol em Portugal.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETCÂMERAS