Cultura

Donfelicianense defende tese de bilinguismo português/polonês


Compartilhe:
16/02/2018 - 18h17min Ascom PM DFE / Foto: Divulgação Corrigir
Natural de Dom Feliciano, a pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Rozele Borges Nunes, 33 anos, está concluindo tese de doutorado, a ser defendida, em 26 de março, sobre o bilinguismo português/polonês no município - permanências e rupturas. A orientadora é a professora Eliane Peres, que atua na linha de pesquisa "Cultura escrita, linguagens e aprendizagens".
 
Os pesquisados para compor a pesquisa são de descendência polonesa - Maria Topaczewski, Eva Kucharski e Lorena Slawski - residentes do espaço rural, e Leônia Bystronski e Márcio Rosiak - urbano. “Este trabalho inicial revelou a importância de uma investigação na esfera social, que foi realizada na segunda parte da análise de dados”, considera a pesquisadora.
 
Pressupostos teóricos
 
Os pressupostos teóricos utilizados na investigação vincularam-se, principalmente, à Teoria da Ação e aos conceitos, discutidos pelo sociólogo francês Bernard Lahire, que destaca a importância de entender a pluralidade interna dos indivíduos pesquisados, através da realização de entrevistas em profundidade – mais de um encontro com os entrevistados. Segundo Rozele, também foi importante o conceito de vocalidade, com base na teoria do linguista suíço Paul Zumthor, para entender a permanência da oralidade no município, através dos cantos, mantidos pela tradição oral.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASTBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARES