Geral

IPVA 2018: últimos dias para ter o desconto máximo de 21,6%


Compartilhe:
24/02/2018 - 20h00min Pepo Kerschner/Ascom Sefaz / Foto: Divulgação/Sefaz Corrigir

O motorista interessado em quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2018) com descontos que podem chegar a 21,6% precisa ficar atento ao calendário. O prazo termina na quarta-feira (28). Também nesse dia vence a segunda prestação para aquele contribuinte que optou por parcelar o imposto.

Até agora, mais de 1,5 milhão de veículos já estão com o IPVA 2018 pago de maneira integral ou parcelado. Com isso, a arrecadação bruta superou a casa de R$ 1 bilhão, conforme levantamento da Receita Estadual. Metade desse valor é repassado automaticamente para as prefeituras, de acordo com o município de licenciamento. A expectativa é arrecadar R$ 2,63 bilhões ao longo do ano.

Descontos

O desconto máximo definido para fevereiro compreende o abatimento de 2% sobre o valor do imposto e mais os benefícios dos programas do Bom Cidadão e do Bom Motorista. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos terão dedução de 15%. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%, e para quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%.

O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam, no mínimo, 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) mais 5% de desconto, válido para pagamentos antecipados ou não.

Serviço

Quem paga?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 1999.

Como pagar?
Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar?
Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).

Consultas e dúvidas:
Para auxiliar os contribuintes, a Sefaz disponibiliza um site específico sobre o imposto: www.ipva.rs.gov.br. Nele, é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências. Além do site, é possível baixar o aplicativo do tributo (IPVA RS) para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AFUBRA MAR 2024
CÂMERAS
Mais Lidas
TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AFUBRA MAR 2024CÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABB