Esportes

Grêmio e Inter iniciam decisão por vaga nas semifinais do Gauchão


Compartilhe:
18/03/2018 - 12h47min Correio do Povo / Foto: Lucas Uebel / Grêmio Corrigir

Tricolor chega animado após vitória no último clássico e Colorado quer surpreender na Arena

A Arena será palco neste domingo (18) do primeiro Gre-Nal decisivo do Campeonato Gaúcho 2018. Mais aparelhado tecnicamente e com um conjunto azeitado há dois anos, o Grêmio ainda tem a vantagem de jogar em casa. Os colorados, porém, chegam animados pela reação mostrada no segundo tempo do clássico de semana passada — apesar da vitória gremista por 2 a 1 — e com esperanças de levar a decisão para o Beira-Rio, na quarta-feira. 

“O Gre-Nal é um jogo diferente, que mexe com o Estado inteiro. Até quem não gosta de futebol fica ligado”, diz o técnico Odair Hellmann. No Grêmio, Renato Portaluppi aposta na experiência do seu time em mata-matas. “O grupo sabe que é difícil. Agora, só um passa. Uma coisa é jogar tranquilo, como o Inter no último domingo, independente do resultado estava na próxima fase. Agora, só um passa. A pressão será maior”, disse o gremista. Final antecipada ou não, o fato é que o time que se sair melhor dos dois clássicos habilita-se, com favoritismo incontestável, ao título gaúcho.

Desejo da vantagem

Levar alguma vantagem para a partida de volta. O objetivo do Grêmio para o Gre-Nal deste domingo, na Arena, é bem claro. O time de Renato Portaluppi, acostumado às competições de mata-mata nos últimos anos, quer aproveitar o fato de jogar em casa para construir um resultado que lhe favoreça no segundo jogo. “Espero que o Grêmio possa fazer uma nova apresentação como aquela do primeiro tempo no último Gre-Nal e consiga uma vantagem. Tenho a certeza de que estamos prontos, o Grêmio chega forte, consciente, preparado para a situação. Se o adversário está (preparado), vamos ver a partir de domingo”, disse o treinador do Tricolor. 

Segundo ele, o saldo qualificado, que pode decidir a vaga às semifinais, é algo positivo: “Eu gosto do gol qualificado. A minha equipe, onde joga, faz gol. Podemos até ser eliminados por causa do gol qualificado, mas eu gosto desta regra”.

Renato afirmou que Maicon e Arthur podem jogar juntos, mas essa formação deve aguardar mais um tempo, já que Arthur atuou apenas alguns minutos nesta temporada e está sem o ritmo de jogo ideal. Com isso, a única dúvida para o clássico está na lateral-direita, entre Madson e Leo Moura. O meia Ramiro, que na sexta-feira sentiu uma lesão no treinamento, deverá estar em campo. 

Indefinição 

Odair Hellmann está forçado pelas circunstâncias a esconder a escalação para o Gre-Nal. Ainda sem Leandro Damião e William Pottker, ele tem a formação do ataque completamente em aberto. Quatro jogadores - Marcinho, Rossi, Nico López e Roger - disputam duas vagas. Os dois últimos estão em vantagem, mas o próprio Odair admite que “conta com todos” e que “tudo pode acontecer”. 

Mas o ataque não é o único setor que preocupa. A função de Edenilson, que ontem não participou do treino para recuperar-se de dores musculares, está em aberto. Ele pode estar na lateral direita, abrindo um lugar para Gabriel Dias, ou no meio-campo, hipótese que teria como consequência a estreia de Fabiano. 

Klaus, que sentiu dores no joelho direito durante o treino de ontem e foi para o vestiário mais cedo, virou dúvida de última hora. Se não puder jogar, será substituído por Moledo. “Eu já vi o último clássico quatro vezes e ainda estou analisando no que podemos melhorar”, enfatizou o técnico colorado. 

Independentemente da escalação, o certo é que a derrota no Gre-Nal passado deixou uma lição: se entrar desconcentrado em campo, o Inter corre o risco de sofrer um revés histórico. “Precisamos de uma atuação mais equilibrada. Marcar, criar mais chances e ser efetivo”.  

Gauchão 2018 - Quartas de final 

Grêmio

Marcelo Grohe; Leo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson, Maicon, Ramiro (Arthur) e Everton; Luan e Jael. Técnico: Renato Portaluppi. 

Inter

Marcelo Lomba; Edenilson, Klaus (Moledo), Cuesta e Iago; R. Dourado, Gabriel Dias, Patrick e D’Alessandro; Nico López e Roger. Técnico: O. Hellmann. 

Árbitro: Anderson Daronco.

Local: Arena do Grêmio.

Início: 16h deste domingo.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
AABB
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNETAABBAFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ