Geral

Seis dicas para quem pretende prestar concurso público


Compartilhe:
22/03/2018 - 06h52min Central de Concursos / Foto: Ricardo Matsukawa/VEJA.com Corrigir

Poucas coisas tiram mais o sono de um concurseiro do que o período que antecede a prova do concurso público desejado. A ânsia pela realização de um sonho ou conquista de um objetivo de vida, que pode representar segurança financeira e satisfação profissional faz com que a fase de preparação, crucial para a aprovação, seja um período difícil para o candidato.

Para facilitar este percurso de estudos, Gabriel Henrique Pinto, professor e coach de eficiência da Central de Concursos, com ampla experiência em sala de aula, preparou seis dicas para guiar o candidato rumo à aprovação no concurso. Confira, abaixo, quais são elas:

1. Defina o alvo. Escolha a área e a carreira que você pretende seguir. É preciso levar em conta um conjunto de variáveis na hora da escolha, como a afinidade com o trabalho que vai ocupar boa parte do seu dia.

2. Motivação. No concurso público, a motivação tem de ser a conquista da sua vaga, o seu salário e a garantia da estabilidade. Manter-se motivado impulsiona os estudos e torna mais leve o processo de preparação para uma prova.

3. Preparação antecipada. Estudo antecipado é outra atitude recomendável, porque, quando saem os editais, pode não haver tempo hábil para estudar todo o conteúdo que será cobrado na prova.

4. Plano de estudos. Essa nova rotina requer organização e montar um cronograma é essencial para ajudá-lo nesse processo. É a partir dele que você vai planejar seus estudos e conciliá-los com suas responsabilidades pessoais e profissionais. Lembre-se de sempre estabelecer metas realistas e coerentes com os seus horários, evitando, assim, desânimo por não cumprir o objetivo.

5. Revisão. No período de revisão, você não vai estudar tudo de novo. Não há tempo para isso, nem é necessário. Faça a revisão lendo nos textos as partes sublinhadas e as anotações feitas. Estude pelos resumos, esquemas e fichas que você elaborou durante sua fase de preparação.

6. Curso preparatório. Procure um curso preparatório que seja seu parceiro, que o acompanhe e o oriente em todas as etapas da preparação. Ter uma orientação pedagógica experiente, com professores especialistas em concursos públicos, será imprescindível na hora de colocar em prática as 5 dicas anteriores.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
CÂMERASAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)