Esportes

Em vantagem, Grêmio busca contra o Brasil título do Gauchão

Tricolor pode perder em Pelotas por até três gols de diferença que conquista o campeonato

Compartilhe:
08/04/2018 - 10h47min Correio do Povo / Foto: Guilherme Testa / CP Memória Corrigir

Nunca o final de um jogo foi tão aguardado como o deste domingo (8) entre Brasil de Pelotas e Grêmio, no estádio Bento Freitas, em Pelotas, pela decisão do Campeonato Gaúcho. Se dentro de campo a situação do Tricolor é tranquila em função da vantagem de 4 a 0 construída na partida de ida, na Arena, fora dele há grande expectativa pela entrevista coletiva de Renato Portaluppi. O treinador deverá anunciar se permanece no Grêmio ou vai para o Flamengo. 

Antes, no entanto, há mais 90 minutos de bola rolando para decidir o campeão gaúcho. E o Tricolor está muito perto de comemorar um título estadual depois de oito anos de jejum. O Grêmio, que venceu o Gauchão pela última vez em 2010, pode até perder por três gols de diferença que mesmo assim levanta a taça. O Xavante necessita de uma vitória épica por cinco gols se quiser ser campeão. 

“O nosso grupo é experiente o suficiente para ter pés no chão e humildade”, diz o zagueiro Pedro Geromel, destacando que não há clima de “já ganhou” no vestiário gremista, muito menos acomodação pelo resultado na Arena e a sequência de títulos que o time pode dar seguimento neste domingo. “Não nos acomodamos fácil, o grupo se cobra muito. Poderíamos ter ficado acomodados depois da Copa do Brasil (em 2016), mas muito pelo contrário, somos profissionais e demonstramos isso diariamente”, destaca o zagueiro. 

Sem problemas de lesão ou suspensão, Renato Portaluppi deve manter o mesmo time que goleou o Brasil na Arena. O treinador adiantou apenas que não começará a final com Ramiro na lateral-direita e Alisson no meio-campo, com Leo Moura deixando a equipe. Essa alteração foi feita no intervalo dos dois últimos jogos e o time deslanchou no segundo tempo. 

Para quem é o atual campeão da Libertadores da América, o título do Gauchão pode parecer pouco representativo, mas não é o que pensam os jogadores do Grêmio. “É um título que tem uma importância muito grande. Eu vivencio essa situação de não ganhar o Gauchão há alguns anos, nós entramos em uma rotina ganhadora e queremos sempre ganhar”, afirma Geromel. A possível saída de Renato Portaluppi, segundo ele, é debatida entre os jogadores, mas a atenção no momento está voltada para a decisão em Pelotas. 

“A gente torce pela permanência dele, mas é um assunto que foge da nossa competência. É final de campeonato e não podemos desligar desse foco”, completou o zagueiro. Se o Grêmio confirmar o título, o capitão Maicon vai erguer a taça junto com Geromel, já que ambos fizeram este acordo a partir da conquista da Recopa deste ano. 

O Brasil terá o apoio de sua fanática e frenética torcida, uma vez que os 9 mil ingressos destinados a ela foram esgotados. Mas o treinador Clemer não terá os dois laterais titulares, pois o direito Éder Sciola foi expulso na Arena e o esquerdo Artur recebeu o terceiro cartão amarelo. No meio-campo, Toty está lesionado e o treinador Xavante pode escalar Mossoró ou Sousa. No ataque, também há dúvida entre Lourency ou Léo Bahia. 

Brasil de Pelotas x Grêmio – Final do Gauchão 

Brasil

Pitol; Ednei, Leandro Camilo, Heverton e Bruno Colaço; Leandro Leite, Valdemir, Calyson e Mossoró (Souza); Alisson Farias e Lourency (Léo Bahia).

Técnico: Clemer 

Grêmio

Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Arthur, Ramiro, Luan e Everton; Jael.

Técnico: Renato Portaluppi. 

Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS).

Horário: 16h 

Árbitro: Leandro Vuaden.

Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Lúcio Flor.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABBFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETCÂMERAS