Geral

Mel de Dom Feliciano vai para os EUA e França

A Associação de Apicultores de Encruzilhada do Sul envia o mel para duas empresas de exportação de SC e uma de SP, seguindo depois a produção para EUA e França

Compartilhe:
19/04/2018 - 11h46min Ascom PM DFE / Foto: PM DFE / Divulgação Corrigir
Conforme o presidente da Associação de Apicultores de Encruzilhada do Sul, o mel de Dom Feliciano é “de excelente qualidade”. “Há uma grande potencialidade no município, em função das florestas – tanto silvestre, quanto de eucalipto”, observa. “Esta é uma atividade que tem tudo para se expandir no município”. A Associação envia o mel para duas empresas de exportação de Santa Catarina e uma de São Paulo, seguindo depois a produção para EUA e França. Em 2017, nove produtores de Dom Feliciano somaram o envio de 16 toneladas de mel para a Associação.

A Associação, que tem cerca de 40 associados, existe desde 1980, mas alavancou em 1998, quando criaram um “entreposto de mel”, onde é extraído, estocado, embalado e comercializado – a Casa do Mel. O apicultor donfelicianense, Evaldo Borowski, que produz mel há 34 anos, é um dos fornecedores para a Associação. Agora ele dá inicio a coleta e processamento de mel de outono – na atividade, além das coletas de verão e inverno, acontecem as entressafras. “A safra de outono vai ser boa – a expectativa é de 20 kg por caixa”, considera Evaldo. O mel desta época provém das florestas de eucalipto.
 
Mel não é tudo igual?
 
Não, conforme Evaldo outono é quando fazem a coleta do mel de eucalipto, e a primavera do mel silvestre. Entre eles, existem diferenças entre os tons, viscosidade e sabor, devido às plantas que fornecem o néctar. Por esse motivo, o fluído é classificado de acordo com a florada, ou seja, as espécies de flores das quais as abelhas retiram o néctar. O mel silvestre é proveniente de diversas flores – em Dom Feliciano se destaca a florada de carqueja.

Já o mel de flor de eucalipto possui um sabor mais forte e coloração escura, devido à alta concentração de ferro, magnésio, cálcio e enxofre. “Enquanto muitos reclamam das florestas de eucalipto, as abelhas agradecem”, diz Evaldo, considerando que, conforme técnicos, o eucalipto, se cultivado de maneira inadequada, pode não apenas secar as reservas de água subterrâneas mais próximas da superfície, os chamados lençóis freáticos, como inutilizar solos. “É a melhor flor que existe”. Do eucalipto transgênico, os apicultores se opõem - é uma ameaça ao mel orgânico.

Evaldo coleta e beneficia o mel na propriedade, fornecendo não só para Associação de Apicultores, como também para mercados da região e venda na propriedade. Encomendas podem ser feitas pelo telefone (51) 99749 9609.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR