Saúde

Toxoplasmose em grávidas pode causar cegueira e microcefalia em bebês

Saiba quais os cuidados para evitar contato com a doença que já infectou 51 pessoas em Santa Maria

Compartilhe:
26/04/2018 - 15h33min Correio do Povo / Foto: Shutterstock / CP Corrigir

As causas do surto de toxoplasmose – que tem 51 casos confirmados em Santa Maria – ainda são desconhecidas. Algumas hipóteses estão sendo estudadas, mas os especialistas envolvidos nas análises não acham prudente divulgá-las. Enquanto o foco de transmissão da doença não poder se combatido, a população precisa ter cuidados – principalmente as grávidas.

De acordo com o professor de parasitologia humana da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Daniel Roulim Stainki, “a doença pode ser perigosa para o bebê”. “(A toxoplasmose) pode causar no feto problemas como cegueira, estrabismo, retardo mental, hidrocefalia, microcefalia, convulsões, pneumonia entre outras patologias”, alerta o especialista.

A toxoplasmose pode ser repassada da mãe para o bebê através da placenta e transfusão sanguínea. Segundo Stainki, o parasita pode atingir diversos órgãos – que ainda estão em formação no feto – e os sinais clínicos da doença podem ser observados nos tecidos afetados.

Dos 51 casos confirmados da doença em Santa Maria, oito pacientes são gestantes. A prefeitura ainda tem 30 amostras de casos suspeitos para analisar, sendo que seis são de grávidas. A doença foi contraída em 18 bairros – como não se sabe a fonte de infecção, Stainki explica que não tem como saber se o surto pode se espalhar para outros pontos da cidade ou para outras regiões.

Os cuidados 

A forma mais comum de contrair a toxoplasmose é pela ingestão de carnes cruas ou pouco cozidas – como salames e linguiça – ingestão de água ou leite não fiscalizado. A contaminação também pode se dar pelo oocisto do parasita (local onde o parasita se desenvolve) – que se encontra nas fezes de gatos doentes. 

O professor da UFSM explica que as medidas preventivas para evitar o contato com a doença são “medidas básicas de higiene”: 

Na maioria das pessoas, segundo Stainki, a doença “apresenta-se de forma benigna”. “Muitos se contaminam sem nunca ficar sabendo, adquirindo uma certa imunidade contra a doença, já que em muitos casos, a doença cursa como uma gripe”, explica. 

Apenas pessoas que já estão com o sistema imunológico debilitado podem ter complicações com a doença, como problemas de coordenação, convulsões, confusões, visão turva e, em alguns casos, até mesmo infecções respiratórias, como pneumonia e tuberculose. 

A toxoplasmose 

A doença é causada por um protozoário chamado de Toxoplasma gondii, que tem como hospedeiro definitivo os felinos – sendo o gato o animal mais próximo e de maior contato com a população. Contudo, apenas 1% da população felina pode eliminar o parasita. O professor da UFSM enfatiza que “não se pode incriminar só os gatos pelos surtos da doença”. 

Além disso, gatos que se alimentam somente com ração nunca terão a parasitose, pois necessitariam comer um roedor ou ave contaminados para adquirir o parasita. Stainki explica ainda que – mesmo que o felino se contamine com a doença – eles precisam estar doentes para eliminar nas fezes “óvulos” da toxoplasmose.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORAABBAFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERAS